Cinema para o povo nos becos e vielas da Maré

Geral, Notícias

Texto e foto: Kátia Carvalho/ Revisão: Patrick Granja – http://www.anovademocracia.com.br/

O Projeto ‘Cinema no Beco’ criado há um ano e meio pelo músico e morador da Maré, Bhega Silva, tem levado muita diversão e informação pelos becos e ruas da comunidade Roquette Pinto, na Maré para a criançada e adultos que chegam com seus banquinhos para a exibição de filmes. O projeto tem como objetivo exibir filmes infantis, geralmente ligados a temas ambientais. Ele ainda recolhe óleo de cozinha de moradores que o ajudam na venda em empresa de reciclagem.

10968511_782420818494255_4061601264729929535_n

Bhega, figura conhecida e querida pelos moradores da Maré está concorrendo em um Edital para poder expandir seu Projeto. Por enquanto, ele vai exibindo os filmes contando apenas com a ajuda de moradores. Boa parte de seus equipamentos foram doados por amigos e colaboradores. A propaganda é feita na base do boca-a-boca e quando chega a hora da sessão de cinema, as crianças aparecem com seus banquinhos e ficam ansiosas enquanto ele vai montando a ‘sala de projeção no beco’.

Na última sessão, na noite de sexta-feira (30/01) ele conseguiu como apoio várias cadeiras e também a pipoca e refrigerante para que as crianças assistissem ao filme Rio 2. Tudo é feito na base do improviso e no final da sessão as crianças já o perguntam quando será a próxima sessão. Além de um exemplo de resistência cultural esse cineclube é a prova de que resiste também o desejo de liberdade dos moradores diante da ostensiva militarização do Complexo da Maré empreendido por esse Estado corrupto e falido.

Comentários

Deixe um comentário