A universidade mais próxima do mareense

Geral, Notícias

Thaís Cavalcante

A 16º edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi realizada nos dias 08 e 09 de Novembro em todo o Brasil, com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio e aprova-los para universidades públicas. Na década de 50, menos de 1% dos mareenses possuíam o ensino superior. A maioria eram migrantes do nordeste, trabalhadores, com poucas condições e em busca de uma melhor qualidade de vida. A partir desta necessidade e do crescimento do Conjunto de Favelas que tem mais de 132 mil moradores hoje, projetos sociais foram criados.

A Maré foi um dos primeiros Conjuntos de Favelas a ter um curso pré-vestibular. Um grande exemplo de iniciativa é o Ceasm (Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré), que a mais de 15 anos capacita moradores, proporcionando mais de 900 aprovados para fazer o ensino superior em universidades públicas (em caráter de bolsista integral). O CPV (Curso Pré-Vestibular), como é conhecido por todos, é direcionado pelo coordenador e professor de história Antônio Carlos.

Aula noturna do CPV
Aula noturna do CPV

Integrando o Enem, há o SISU (Sistema de Seleção Unificada) que traz a oportunidade de estudantes obterem vagas em faculdades particulares com bolsa integral. E assim cada vez mais cresce a oportunidade de jovens da Maré ingressarem no ensino superior que seus pais e avós não tiveram acesso. É o caso da estudante Lidia Félix, de 24 anos, moradora da Av. Bento Ribeiro Dantas, na Maré “As pessoas e professores que passaram pelo Pré me ajudaram muito, sobretudo nas matérias de humanas e na minha formação política. Tentei vestibular 4 anos e atualmente curso Direito na UFF”. Afirma Lidia. A expectativa é que em 2015 mais alunos da Maré que fizeram vestibular neste ano sejam aprovados em diversas universidades do Rio de Janeiro.

Conheça o pré vestibular: http://cpvceasm.wordpress.com/

Comentários

Deixe um comentário