Aplicativo Dengue Torpedo na Maré

Geral, Notícias

A nova ferramenta no combate à dengue

Texto por Thaís Cavalcante e Eliano Félix

Foto por Eliano Félix
Foto por Eliano Félix

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um vírus e, é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Em 2013, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 802 casos de dengue na Maré. Para que este problema seja acompanhado pelos próprios moradores, foi criado o aplicativo “Dengue Torpedo” (DT), mas seu planejamento teve início em abril do ano passado.

 Conhecendo o aplicativo

É um jogo social gratuito produzido diretamente do Social Apps Lab, um laboratório da Universidade de Berkeley que direciona a criação de aplicativos para celulares e internet que envolvem questões de cidadania urbana e democracia direta. O aplicativo é iniciado primeiramente na Favela da Maré para fazer ações comunitárias reais com ajuda da internet. Com isso, a realidade dos mareenses pode ser mudada, de forma simples: no ato de encontrar o foco e removê-lo.

Como jogar

É muito fácil participar! Acesse o site www.denguetorpedo.com , informe seus dados pessoais e pronto! Com seu perfil criado, o mapa do Conjuntos de Favelas da Maré fica disponível no site e você poderá tirar fotos dos focos ou marcá-los para ganhar pontos. Com pontuação descrita no site, você pode trocar por prêmios, como: tinta de cabelo, bicicleta, tablet, entre outros. O usuário do aplicativo também pode convidar seu vizinho ou parente para participar do jogo, na função recrutar. Assim, ele pode somar forças no combate à dengue e receber mais pontos.

Para quem não tem acesso à internet, pode enviar mensagens de texto, pois o valor será reembolsado pela operadora utilizada para o morador participante. Caso esteja a caminho do trabalho por exemplo, pode-se tirar a foto do foco e enviar um torpedo com o endereço. O número do Dengue Torpedo é (21) 98186-5344.

Foto por Eliano Félix
Foto por Eliano Félix

Lançamento

O aplicativo Dengue Torpedo foi lançado exclusivamente no Conjunto de Favelas da Maré dia 31 de Janeiro as 18h, na quadra do Parque Rubens Vaz. Com direito a cinema, realizado pelo CinePop, dança com o grupo Ativa Break, apresentação musical com Bhega Silva e outras atividades.

Foto por Eliano Félix

Comentários

Deixe um comentário