Foto: reprodução

Concurso cultural divulga imprensa comunitária e popular na zona oeste carioca

Notícias

Texto e foto por Ana Maria Baderna

A aluna do 2º período do curso de Comunicação Social, Andressa Garcez, vence o concurso cultural que visa a divulgar e promover a comunicação popular no Centro Universitário Moacyr Bastos, em Campo Grande, zona oeste carioca. Após responder pelo facebook quais seriam as questões da matéria “Hospitais privatizados não garantem serviço de qualidade”, publicada na última edição do Vozes das Comunidades, Andressa ganhou um livro e exemplares do jornal.

Para Andressa Garcez, a matéria deixa claro que o governo do Rio justifica a criação de Organizações Sociais e a privatização da saúde, em geral, após ter promovido prejuízos na manutenção das unidades médicas públicas, afetando serviços e profissionais. Com a implantação das OSs, verbas são emitidas para a reforma das mesmas unidades que passam a ser administradas pelo setor privado, agora sem controle e sem fiscalização da prefeitura. Esse modelo de gerenciamento não melhora a vida da população.

Foto: reprodução

Importância da Comunicação Comunitária

Ao vencer o concurso cultural, Andressa Garcez levou para casa o clássico “História das teorias da comunicação”, de Armand e Michéle Mattelart, e 10 exemplares do Jornal Vozes das Comunidades para distribuir entre amigos e familiares. A aluna de Comunicação destacou a qualidade visual do jornal e mostrou-se preocupada com o fato de desconhecer, até ler a matéria, tantas informações sobre a privatização da saúde na cidade onde mora.

Para Andressa Garcez não existe um direcionamento comprometido dos recursos públicos e os governos não informam devidamente a população sobre as políticas de saúde. As declarações de Andressa Garcez, moradora de Bangu, confirmam a importância da comunicação comunitária frente às informações que são omitidas pelos meios de comunicação tradicionais.

Mais concurso cultural

Nessa semana, mais um concurso cultural relacionado ao conteúdo do Jornal Vozes das Comunidades será divulgado nas redes sociais da Moacyr Bastos. Dessa vez, o prêmio será o livro “História do rádio no Brasil”, de Magaly Prado.

Distribuição do JVC na Moacyr Bastos

Desde o dia 10/09, o Jornal Vozes das Comunidades está sendo distribuindo entre alunos, funcionários e professores da Instituição. E na abertura da Semana Acadêmica do curso de História, foram distribuídos cerca de 100 exemplares. Durante o Cineclube (Auditório da Comunicação), espera-se distribuir mais uma centena do jornal.

Versão digital do Jornal Vozes das Comunidades

O JVC pode ser lido nesse endereço: http://issuu.com/npc_/docs/vozes_das_comunidades_09 O Jornal Vozes das Comunidades é produto final do curso de comunicação popular do Núcleo Piratininga de Comunicação. Sua edição é colaborativa, realizada por alunos, monitores e professores do curso. Mais desse trabalho pode ser conhecido no blog http://vozesdascomunidades.org

Comentários

Deixe um comentário