Edital oferece R$ 15 mil a diretores e roteiristas da favela e Baixada Fluminense

Notícias

Roteiristas e diretores de favelas do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense têm até o dia 05/06 para fazer a inscrição no edital Coalizões Audiovisuais. A iniciativa da Baluarte Cultura, com patrocínio da Estácio via Lei Federal de Incentivo à Cultura, irá contemplar até 2 projetos de curta-metragem com R$ 15 mil cada um, fornecendo ainda um laboratório com especialistas para o desenvolvimento do trabalho. O objetivo é estimular a produção criativa dentro dos territórios periféricos e da Baixada Fluminense, assim sendo, tanto os gêneros documentais quanto os ficcionais serão aceitos na chamada pública.  

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas por pessoa física, onde o candidato, além de ter que residir em alguma favela carioca ou na Baixada Fluminense, deverá ser maior de 18 anos e não poderá ter roteirizado, dirigido ou produzido mais do que três curtas-metragens. A pessoa que realizar a candidatura poderá encaminhar até 2 projetos e será responsável pela direção e produção da obra audiovisual, tendo consciência de que será obrigatória a sua participação nos laboratórios de desenvolvimento presenciais que acontecerão do dia 4 a 11 de julho no Rio de Janeiro.

Os roteiros encaminhados devem ser referentes a uma obra audiovisual com duração entre 5 e 20 minutos, a contar dos créditos iniciais até os créditos finais. Os projetos podem ser documentais ou ficcionais, mas devem ser originais e inéditos, sem que tenham sido contemplados em outros concursos, editais ou chamadas públicas. Porém, podem ser adaptações de outras obras literárias, musicais ou dramatúrgicas desde que seja enviado um documento de comprovação ou uma licença de direitos para tal adaptação.

Conclusão do projeto

Os projetos contemplados terão um prazo de três meses para a sua conclusão, precisando ser entregues até o dia 7 de outubro deste ano. Após todo o processo de produção, com a entrega do produto final, o diretor e produtor da obra terá que realizar exibições gratuitas do curta-metragem em três diferentes locais: no território em que reside, em uma sala de cinema e em escolas da rede pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro. As exibições serão organizadas e produzidas pela Baluarte Cultura, sem custo para o diretor contemplado pelo edital.

As inscrições poderão ser feitas até às 23h59 do dia 05 de junho de 2022 no site coalizoesaudiovisuais.com.br

Comentários