Escritora negra da Maré ganha prêmio e publica seu trabalho em coletânea

Notícias

Ela participou do Concurso Nacional de Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2015

Aline Melo

alinesepanhol@gmail.com

Ana Maria de Souza, de 85 anos, moradora da comunidade da Maré, só teve a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas depois da aposentadoria. Há alguns anos ela atua como pintora, desenhista, atriz, cantora e poetisa. Todo este talento foi mostrado na Flupp (Feira Literária das Periferias), cuja edição de 2015 durou até outubro. Uma de suas pinturas ilustra a capa da coletânea de textos realizados especialmente para a Feira. Este ano lançou seu novo livro de poesia “Faces de Ana 2” e participou do Concurso Nacional de Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2015, onde teve sua poesia divulgada em livro. Confira a entrevista onde Ana Maria fala um pouco mais sobre seu segundo livro:

6 Slide2

Como foi participar do Concurso de Poesia Livre 2015?

Foi muito gratificante, já que sonhei com este prêmio e com o reconhecimento que ele está me dando no mundo da literatura.

Como você se sente ao lançar o seu novo livro Faces de Ana 2?

Me sinto muito feliz, pois no ano passado tive muito sucesso com o meu primeiro livro depois de mais de 50 anos tentando lançar, mas por obra de Deus consegui ajuda no projeto social Maré Latina, que me ajuda gratuitamente em tudo, tanto na produção, divulgação e no lançamento. Começamos no dia 05 de maio, no Museu [da Maré], depois 08 de maio no Projeto Maré Latina, e 11 de maio na UFRJ.

Como foi e é participar da Flupp 2014 e 2015?

É a realização de um sonho, pois pude ser mais reconhecida no mundo da literatura. Conheci o Júlio Ludemir, que me convidou para ilustrar a ultima edição da coletânea de livros da Fluppe. Este ano recebi o convite para participar novamente deste grande evento literário.

Como é participar de mais um curta-metragem no Projeto Maré Latina?

Muito bom, o nome do curta-metragem é a “A Última Indígena”, faço uma participação pequena, porém muito especial, pois este projeto apoia minha carreira artística de poetiza, atriz e pintora, desde 2012. As gravações serão em janeiro de 2016, estamos agora em processo de seleção de atores, no qual todos podem participar, é só entrar em contato com www.projetomarelatina.blogspot.com.br.

Você tem blog e redes sociais?

Sim, tenho meu blog www.livrofacesdeana.blogspot.com.br e página no Facebook. São os meus principais canais onde eu mostro minha vida artística e literária.

 

Comentários

Deixe uma resposta