Escuta Festival vai reunir cinema, Ballroom e cultura indígena em evento gratuito; produções mareenses estão na programação

Cultura, Eventos

Por Carolina Vaz, com informações de Robson Silva / Comunicação do IMS

Começa na próxima sexta-feira (20) o Escuta Festival, promovido pelo Instituto Moreira Salles (IMS Rio de Janeiro). Serão 3 dias de atividades no IMS Rio, na Gávea, começando pelo dia 20, feriado municipal no Rio de Janeiro, até o domingo, dia 22, com todas as atividades gratuitas e de entrada livre.

Esta será a quarta edição do Escuta Festival, mas a primeira presencial desde 2019. Através da diversidade de atrações e artistas, percebe-se uma curadoria que propõe diálogos sobre diversidade cultural, de gênero, sexualidade, além de mostrar a potência das trocas entre gerações. Um dos curadores é o cineasta mareense Lorran Dias, que trabalha junto com a pesquisadora de dança Taísa Machado, a jornalista Renata Tupinambá, e o poeta Tom Grito. Seu projeto de audiovisual TV Coragem dá nome a uma parte importante da programação do festival: a Sessão Coragem.

Sessão Coragem

Ao longo dos três dias do festival, será possível assistir aos filmes da Sessão Coragem de dentro da piscina do IMS. As produções selecionadas são filmes experimentais que transitam entre os limites do cinema e das artes visuais, realizados majoritariamente por artistas e cineastas residentes no Estado do Rio, principalmente em favelas e periferias. O primeiro será “Manhã de Domingo”, de Bruno Ribeiro; no dia 21 um dos filmes será “Meu Universo Corpa”, dos mareenses Paulo Victor Lino e Wallace Lino; e no dia 23 a produção mais recente de Lorran Dias: o filme Entre a Colônia e as Estrelas.

Ballroom, música, arte, cinema e muito protagonismo indígena

Os três dias de programação terão atividades para todos os gostos, mantendo-se o protagonismo de representantes da cultura periférica, favelada e indígena. O primeiro dia começará com a Performance 4 Ventos, que na verdade começa fora do IMS, com 4 artistas narrando em live seus trajetos para o evento até se encontrarem. Em seguida, tem início a Sessão Coragem com o filme de Bruno Ribeiro, e logo após um sarau para improviso poético e musical.

O dia 21, sábado, será mais dedicado à dança e à música, começando pela oficina Vivência Ballroom Mercado Sul (ingressos esgotados), com destaque para o Legendary Papi Guajá Onijá, Father da House Onijá. Após três filmes da Sessão Coragem, o Mini Baile de Guerrilha, também de Ballroom, acontece na piscina. E a noite finaliza com mais show, na Mostra de Música Ilu Cidade.

O festival fecha, no dia 23, com mais espaço para debate a partir de todas as atrações dos dias anteriores. Começa com a Feira de Trocas Exusícas e é seguida pela mesa Ajeum, que vai debater juventude de terreiro e juventude indígena favelada, intolerância religiosa e arte indígena. Passa pela performance Toré, que será do Povo Pataxó, a Sessão Coragem e roda de samba para finalizar.

Todos os dias estará presente também a Feira Crespa, uma feira que valoriza a mulher negra e vai ofertar opções de alimentação e outros produtos, inclusive os trajes de banho, para quem comparecer.

Serviço
Escuta Festival
20, 21 e 22 de janeiro (sexta, sábado e domingo)
Evento presencial e gratuito
Endereço: IMS Rio – R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22451-040

Programação completa:
20/01 (Sexta)
15h às 16h – Performance 4 Ventos
O Escuta Festival convida 4 artistas, moradores do Rio de Janeiro, para reunirem seus 4 ventos no IMS, na Gávea, partindo de seus territórios. Abi Poty, Gênesis, Pedro Rocha e Lucas Ururah trazem suas experiências e vivências para um encontro que traduz em uma só performance coletiva e experimental suas ventanias artísticas.

17h às 18h – Sessão Coragem: Formas em Fluxo
Serão apresentados ao longo dos 3 dias de programação, na piscina do IMS, filmes experimentais que transitam entre os limites do cinema e das artes visuais, realizados majoritariamente por artistas e cineastas residentes no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo em territórios periferizados. FILME: Manhã de Domingo, dir.: Bruno Ribeiro, 2022

18h às 20h – Sarau Anticiclone
A celebração do dia fica por conta de Jefferson Placido com seu IraJazz, os artistas dos 4 ventos desta cidade em um palco aberto ao público para uma experimentação “Jam Session” de improvisos poéticos e musicais, além de uma performance da curadora e artista Taísa Machado.

Artistas do Sarau Anticiclone


21/01 (Sábado)
12h às 13h30 – Vivência Ballroom Mercado Sul
A Vivência Ballroom do Escuta Festival receberá o Legendary Papi Guajá Onijá, Father da House Onijá, pertencente ao povo Guajajara em uma conexão ballroom indígena-originária no Rio de Janeiro. Será uma tarde de trocas sobre as diferentes linguagens que compõem a cultura ballroom.

14h às 16h – Sessão Coragem: Formas em Fluxo
Serão apresentados, na piscina do IMS, filmes experimentais que transitam entre os limites do cinema e das artes visuais, realizados majoritariamente por artistas e cineastas residentes no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo em territórios periferizados. FILMES: EDNA, dir.: Edna Lúcia de F L Toledo, 2018; Meu Universo Corpa, dir.: Paulo Victor Lino e Wallace Lino, 2022; Podemos Ser Mais do que Imaginamos Ser, dir.: Sabine Passareli e Vicente Baltar, 2022

16h às 18h – Mini Baile de Guerrilha
O Escuta Festival recebe na piscina do Instituto Moreira Salles a cena Ballroom carioca oferecendo seu baile: o Mini Baile de Guerrilha. A Casa de Onijá RJ, representada por Aurora Onijá e Papi Guajá Onijá, apresenta a Ball nas categorias: Trans Face, Runway + Best Dressed, Vogue Ota e Categoria Surpresa.

18h às 19h30 – Mostra de Música Ilu Cidade

A Mostra Ilu Cidade convida potências do funk e trap do Rio de Janeiro, celebrando um encontro cheio de ritmo, contemplado por artistas indígenas e negros que movimentam e alimentam a cidade com muito Ilu, palavra yorubá que celebra o poder de promover encontros e ideias que só o ritmo tem.

Artistas da Mostra Ilu Cidade


22/01 (Domingo)
11h às 13h – Feira de Trocas Exusíacas
O Escuta Festival irá selecionar 3 projetos artísticos e culturais, em fase inicial, para o processo de Ori-entações da Feira de Trocas Exusíacas. Dentre estes, 1 projeto será selecionado pela banca dos curadores do Escuta Festival para receber mentorias com profissionais indicados pelo IMS.

13h às 15h – Ajeum
A mesa posta propõe um novo formato de conversas, reunindo artistas, público e equipes do Escuta e do IMS para trocar sobre temas como Juventude de Terreiro, Intolerância Religiosa, Juventude Indígena Favelada, Arte Indígena e O Lugar das Crianças na construção de encontros culturais e de arte, enquanto alimentam o corpo e as ideias.

Debatedores da mesa Ajeum

15h às 15h30 – Toré
Toré é uma performance de canto e dança tradicional de povos originários do nordeste, que une dança, música, brincadeira e espiritualidade. Neste, em especial, do Povo Pataxó para “Muká, mukaú”, que significa reunir.

16h às 17h – Sessão Coragem: Formas em Fluxo
Serão apresentados, na piscina do IMS, filmes experimentais que transitam entre os limites do cinema e das artes visuais, realizados majoritariamente por artistas e cineastas residentes no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo em territórios periferizados. FILMEEntre a Colônia e as Estrelas, dir.: Lorran Dias, 2022 49’ | Brasil | colorido

17h às 18h30 – Roda de Samba Nó na Madeira
A roda de samba Nó na Madeira encerra a quarta edição do Escuta Festival, celebrando o reencontro, o olho no olho e os abraços que só os cantos desse ritmo são capazes de promover.

Comentários