Feira de saúde da Maré acontece na Nova Holanda

Notícias

Equipes de Centros Municipais de Saúde e da Clínica da família se instalaram na rua Teixeira Ribeiro

Carolina Vaz

No último domingo, 06, a Nova Holanda recebeu a feira anual de saúde da Maré. Foram montadas barracas de três Centros Municipais de Saúde (CMS) da Maré e da Clínica da Família.

A equipe do CMS Augusto Boal dava instruções sobre tuberculose. Agentes de saúde e da equipe de enfermagem do Samora Machel falavam sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e faziam a distribuição de preservativos. E a equipe da Nova Holanda entregava kits de saúde bucal e dava explicações sobre escovação, e também oferecia camisinhas e lubrificantes. Uma senhora se aproximou e aproveitou para pegar o kit de saúde bucal e as camisinhas, explicando: “Vou levar para meus filhos. Lá são dois”.

As informações sobre doenças estavam também em panfletos e banners.
As informações sobre doenças estavam também em panfletos e banners. Foto: Carolina Vaz

Segundo uma funcionária do CMS da Nova Holanda, aparecem lá muitos casos de HPV, sífilis e hepatite. Outro serviço oferecido na feira, pela equipe da Clínica da Família, era a aferição de pressão, e atraiu muitos que passavam pela rua. Kátia Silene, moradora da Nova Holanda, andava pela rua e aproveitou para medir a pressão. Foi a primeira vez que viu a feira, e gostou, mas achou pouco: “Teria que ter mais coisa, (medição de) glicose…”

Equipes passaram toda a manhã de domingo na rua Teixeira Ribeiro. Foto: Carolina Vaz
Equipes passaram toda a manhã de domingo na rua Teixeira Ribeiro. Foto: Carolina Vaz

Também havia na feira uma barraca de jovens da Anistia Internacional, divulgando a campanha Jovem Negro Vivo, e da Associação Luta pela Paz, que desenvolve crianças e jovens através do boxe e das lutas marciais.

O evento da feira, além de acontecer todo ano, desta vez fez parte da programação da Semana da Diversidade Sexual da Maré, iniciada no dia 03.

 

Atendimento rotineiro

Andreza Dionisio (à esquerda) e Fernanda França (à direita), voluntárias da Anistia Internacional, coletavam assinaturas para a campanha Jovem Negro Vivo.
Andreza Dionisio (à esquerda) e Fernanda França (à direita), voluntárias da Anistia Internacional, coletavam assinaturas para a campanha Jovem Negro Vivo. Foto: Carolina Vaz

 

Se você perdeu a feira de saúde, não se preocupe: os Centros Municipais de Saúde (CMS) distribuem gratuitamente os kits de saúde bucal, preservativos e lubrificantes. Também fazem testes rápidos de sífilis, hepatite B e C e HIV (vírus da AIDS). Em caso de sífilis, há medicação imediata, inclusive para parceiro caso a portadora seja gestante.

No caso de hepatite e de HIV, a pessoa é encaminhada para infectologista e são necessários alguns exames. A medicação será oferecida pelo CMS.

 

Serviço – Luta pela Paz

Nova Holanda (sede)

Rua Teixeira Ribeiro, 900

(21) 3104-4115

Marcílio Dias

Travessa 13 de Maio, 3 (próxima à Igreja)

(21) 2584-4915

Comentários

Deixe um comentário