Festival Maré em Cena

Eventos

No dia 16 de outubro ocorreu no espaço da Ação Comunitária do Brasil, na Vila do João, O Festival Maré em Cena. É a quarta edição do evento, que apresenta ao público mareense cenas clássicas do teatro brasileiro e internacional, montadas por jovens atores e atrizes da Maré, integrantes do projeto Entre Lugares Maré, e outros jovens de fora do projeto.

Nelson Rodrigues, Gianfrancesco Guarnieri, Maria Clara Machado, Samuel Beckett, Bertold Brecht, William Shakespeare, entre outros, ganham interpretações locais, desde a encenação até a concepção do cenário e figurino. Tudo dentro de uma orientação, realizada pela equipe do projeto Entre Lugares Maré, pautada pela valorização do trabalho coletivo, comunitário e colaborativo.

4563

Desde sua primeira edição, o Festival é recebido com entusiasmo, tanto pelo público quanto pela juventude do teatro local. O que vemos, ao longo desses quatro anos, é o crescimento da qualidade artística e do vigor criativo nas cenas apresentadas, reafirmando a importância de um processo continuado no campo da arte.

Embora contando com o patrocínio da Empresa Lamsa, repassado através da lei municipal de incentivo à Cultura, as ações e a inserção do Projeto Entre Lugares Maré demandam mais investimento. Essa talvez seja a realidade da maioria dos projetos que atuam no campo da arte e educação em espaços periféricos.

789

No entanto, na contramão disso, o que vemos é o fim da Secretaria Estadual de Cultura, parte do pacote de medidas anunciado no dia 04 de novembro pelo Governador Luiz Fernando Pezão, além de uma possível fusão da Secretaria Municipal de Cultura com o campo do Turismo, medida ainda não confirmada pelo recém eleito prefeito Marcello Crivella.

146

Enquanto as instituições do estado, que deveriam incentivar de maneira mais profunda trabalhos dessa natureza afastam-se cada vez mais dessa responsabilidade, a equipe do projeto e a juventude local, mobilizando parentes, amigos, amigas e a vizinhança toda, se preparam para mais uma montagem, com texto de autoria de Tiago Ribeiro e direção dele e de Renata Tavares. O espetáculo não pode parar.

Texto: Ítala Isis e Jamie Duncan

Fotos: Aline Macedo

Comentários