HPV: uma doença mais próxima e contagiosa do que parece

Notícias

Uma das DSTs mais contagiosas tem vacinação gratuita e pede prevenção constante

Por Carolina Vaz

Quando o assunto é doença sexualmente transmissível (DST), ouve-se muito falar em AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), que é uma doença muito grave, mas existem várias outras, de fácil contágio. Uma delas é o HPV, que atinge homens e mulheres, nem sempre tem sintomas visíveis e, nas mulheres, pode causar o câncer de colo de útero. Este é o segundo câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás somente do de mama.

É por isso que o governo federal oferece, em todo o país, vacinação gratuita contra HPV para meninas entre 9 e 11 anos. A dona de casa Maiara Barros, de 30 anos, neste ano levou a pequena Maria Rita, de 9, ao Centro Municipal de Saúde Samora Machel para vacinar, após saber da campanha pela televisão. “Quando eu tinha a idade dela, não tive essa oportunidade de prevenir doenças, então como o governo nos deu a oportunidade achei que minha filha deveria ser protegida”, afirmou. Lá, ela ficou informada sobre os riscos da doença. Muitas mães, pais e avós não levam as meninas para tomar vacina, por acharem que elas não estão próximas de iniciar a vida sexual. “Esse pensamento é errado. É melhor prevenir do que remediar, já que temos oportunidade de não deixar nossas crianças ficarem doentes”, opina Maiara.

Vacina é gratuita para meninas entre 09 e 11 anos. Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O que é

HPV é uma doença causada por vírus. É transmitida pela relação sexual, seja como for. Manifesta-se em forma de verrugas na área genital, que em homens é visível e em mulheres pode ser interno. Assim, por não poder ver, muitas mulheres têm a doença por anos e não sabem. Ela é identificada no exame de preventivo, que só é gratuito na rede pública de saúde a partir dos 25 anos de idade ou em emergências.

Existe tratamento, mas prevenção é fundamental

As verrugas são tratadas por cauterização (queimadura) com remédios próprios, mas tirar as verrugas não tira o vírus do corpo, de modo que a prevenção, com o uso de camisinha, é sempre fundamental. Qualquer novo contato com um portador de HPV pode trazer a doença de volta.

No Centro Municipal de Saúde da Vila do João (CMS Vila do João), a ginecologista Graciela Pagliaro e a enfermeira Pamella Cortez são algumas das profissionais que realizam atendimento a esses casos. Para a enfermeira, é preciso que a mídia fale mais da doença para que todos se previnam: “As pessoas ainda não têm dimensão do quanto pode ser prejudicial. Muita gente acha que é só uma verruga qualquer, mas na verdade é uma doença sexualmente transmissível, que precisa de prevenção e de cuidados, que pode levar a um câncer”.

Você sabia?

A vacina contra HPV foi pensada para meninas a partir de 9 anos porque ela tem três doses. Toma-se a primeira dose, depois de seis meses toma-se a segunda, e depois de 5 anos toma-se a terceira. Uma menina que tome a primeira dose aos 11 anos só estará completamente protegida do vírus aos 16.

Comentários