Inscrições abertas para a seleção pública Viva o Circo!

Geral, Notícias

A Secretaria Municipal de Cultura abre hoje (sexta-feira, 3) as inscrições para a seleção pública Viva o Circo!, que vai instituir quatro polos de circo na Cidade do Rio. Para gerir os polos, serão selecionadas quatro companhias que vão funcionar como aceleradoras dedicadas à qualificação e ao desenvolvimento de grupos e artistas circenses da Cidade. Cada uma das quatro companhias, que vão constituir os polos, receberá R$ 250 mil brutos para a execução do projeto. Artistas de áreas afins como música e teatro também podem participar do Viva o Circo!

circo
Experiência inovadora e inédita no país, o programa é inspirado na experiência francesa, que conseguiu reavivar a cena circense do país com a criação dos polos de circo. Ao fim de seis meses, 40 (quarenta) grupos e artistas terão seu CNPJ, plano de negócios, identidade visual e um espetáculo pronto. A ideia é que depois da capacitação, os grupos estejam prontos para rodar o país com seus espetáculos. As iniciativas terão apoio do Sebrae, que ficará responsável pela capacitação administrativa dos grupos, fortalecendo a cadeia produtiva circense carioca.

Podem entrar na disputa companhias, grupos e coletivos com sede na cidade e que atuem há, pelo menos, cinco anos na formação, produção e difusão das artes circenses. Uma vez selecionadas, as instituições vão trabalhar ao longo de seis meses. Cada uma receberá R$ 250 mil brutos para a execução do projeto proposto, sendo 90% do valor quitados na assinatura do contrato e 10% ao final da residência, mediante a prestação de contas.

A sede de cada instituição aceleradora selecionada servirá como espaço de ocupação artística para a idealização de espetáculos, números e performances circenses, além de capacitação em técnicas e habilidades circenses. Cada polo carioca de circo deverá transmitir para as novas gerações características e saberes do universo circense. Esses intercâmbios vão favorecer a circulação de ideias e trocas de experiências entre os jovens criadores.

A comissão avaliadora do Viva o Circo! será composta por representantes da Prefeitura, da SMC e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Originalidade, experimentação e qualidade artística, pedagógica e educativa estão entre os critérios com peso de decisão para a escolha dos novos residentes. O resultado será divulgado a partir de 10 de setembro.

As propostas podem ser enviadas pelo Correio ou entregues pessoalmente no Protocolo da SMC, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O endereço é Rua Afonso Cavalcanti, 455, prédio principal, sala 270, Cidade Nova, Rio de Janeiro, CEP 20211-110.

Comentários

Deixe um comentário