Inscrições abertas para curso de Comunicação Comunitária na Maré

Notícias

Estão abertas a partir de hoje (1º) até 31 de março as inscrições para o quarto Curso de Comunicação Comunitária do Jornal O Cidadão. Todas as aulas serão gratuitas, com lanche incluso, e ocorrerão todo sábado, das 13h às 17h, no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). Ao final do curso, participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas no site do jornal, aqui. Podem participar pessoas de todas as idades, gêneros (ou sem gênero), raças e origens, interessadas em aprender uma comunicação social voltada para os direitos humanos.

O inicio do curso será no dia 02 de abril, com a apresentação do jornal, da equipe e da proposta do curso. As demais aulas acontecerão nos sábados seguintes, com exceção de 16 de abril (feriado). A última será no dia 25 de junho. Estão inclusos conteúdos sobre História da Maré, Linguagem para Comunicação Comunitária, Webjornalismo e Mídias Sociais, Fotografia/audiovisual, Rádio, Diagramação, Direitos Humanos e Favela e produção de matérias para jornal impresso. Todas as aulas terão a participação de parte da equipe do jornal, e algumas ainda professores especialistas no assunto.

Este curso já foi realizado nos anos de 2012, 2013 e 2014. A edição de 2016 foi cuidadosamente preparada por mais de um ano e conta com verba do edital Rio Ações Locais 2014. Consideramos o curso de ComCom uma boa oportunidade para estudantes de comunicação obterem um novo olhar sobre a atividade e moradores de favela e periferia poderem mudar sua realidade com esse exercício.

O Jornal O Cidadão é um jornal comunitário da Maré, conjunto de favelas do Rio de Janeiro, que há 16 anos contribui para a informação da população, promoção dos direitos humanos com foco na realidade favelada, e valorização da cultura local, chegando a criar o termo “mareense” como identidade do bairro. Já foi tema de diversos trabalhos acadêmicos, reportagens e outras publicações, e é referência de comunicação comunitária no Rio de Janeiro. Para conhecer mais sobre o jornal, explore nosso site, nossas edições impressas e Facebook .

Informações:
Inscrições de 1º a 31 de março, no site do jornal
Aulas todos os sábados, a partir de 02 de abril, das 13h às 17h. Última aula no dia 25 de junho.
Endereço: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) – Praça dos Caetés, 07, Morro do Timbau, Maré
Como chegar (de fora da Maré): pegar ônibus parador para a Avenida Brasil, sentido zona norte. Descer na Passarela 8, entrar na rua ao lado do posto BR (rua Nova Jerusalém) e subir a rua até o final.

versão 2

Comentários

3 comments

Deixe uma resposta