Jornal O Cidadão relança documentário e celebra 22 anos

Eventos

No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o jornal O Cidadão faz o relançamento de seu documentário A Mata, produzido e lançado em 2018, e em live comemora seu aniversário de 22 anos. Convidadas e convidados para falar sobre o documentário e a história do jornal irão participar de um encontro no Zoom, que será transmitido ao vivo para o Youtube do CEASM a partir das 17h.

A Mata

O documentário A Mata fala sobre o Parque Ecológico da Maré, na Vila dos Pinheiros, também conhecido apenas como Mata. O único parque ecológico do Conjunto de Favelas da Maré é também um “respiro” de área verde numa favela muito urbanizada, com residências muito verticais e próximas entre si, e no meio de três das principais vias expressas do Rio de Janeiro: Linha Amarela, Linha Vermelha e Avenida Brasil. O documentário, dirigido por Carlos Gonçalves, Carolina Vaz e Miriane Peregrino, conta a história do espaço e denuncia a falta de recursos públicos para sua boa manutenção, através da entrevista com moradores de diferentes profissões: catador de materiais recicláveis, geógrafo, biólogo, historiador e ativistas.

Imagem: reprodução.

O documentário foi viabilizado através do Projeto Clima e Territórios, da ONG Purpose, que financiou sua realização. O lançamento ocorreu no dia 09 de junho de 2018, no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), como parte da programação da Virada Sustentável. Seu trailer estendido, legendado, pode ser visto no Youtube, e a partir do dia 05 de junho sua versão completa estará disponível no mesmo canal, podendo ser exibido em instituições de ensino, eventos, etc.

22 anos de Jornal O Cidadão

Também no mês de junho é quando comemoramos 22 anos de existência do Jornal O Cidadão. O primeiro número, chamado de Edição 0, foi lançado em junho de 1999, com 12 páginas, tendo apenas a capa e as páginas centrais coloridas. Essa primeira edição trazia matérias sobre meio ambiente na Maré, saúde do idoso e os serviços do CEASM, e como matéria de capa o “Painel Geral da Maré”, com informações e história do Conjunto Esperança, Parque Maré, Parque União, Parque Roquete Pinto, Vila do João, Morro do Timbau, Conjunto Pinheiros, Baixa do Sapateiro, Nova Holanda, Parque Rubens Vaz e Nova Maré. O jornal ainda é recheado de anúncios de comércios da Maré, que se repetiram ainda por muitas edições.

 

Edição zero.
Edição 60: aniversário de 10 anos.
Última edição impressa: edição especial, em 2016.

De lá para cá o jornal ganhou mais cores e páginas, teve diversas formações de equipes, realizou cursos de Comunicação Comunitária, chegou na internet. Hoje seus trabalhos se dão principalmente no site e nas redes sociais, porém sem que se perca a esperança de ser impresso novamente e entregue nas casas, comércios e nas próprias mãos dos mareenses.

Serviço:

Dia 05/06, sábado, às 17h

Youtube do CEASM: bit.ly/YTceasm

Comentários