Associações de Moradores se unem em busca de melhorias para a Maré

Geral, Notícias

Líderes comunitários da Maré se unem em busca de uma melhor qualidade de vida para os moradores

Presidentes das Associações de Moradores do Conjunto de Favelas da Maré
Presidentes das Associações de Moradores do Conjunto de Favelas da Maré

Texto e fotos por Eliano Félix

Em busca por melhores serviços para o Conjunto de Favelas da Maré, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, os presidentes das 16 associações se reúnem desde o dia 5 de junho deste ano. O objetivo é discutir as possíveis soluções para os problemas que atrapalham o dia a dia dos mais de 130 mil moradores.

Nas reuniões, cada presidente apresenta um problema a ser resolvida nas favelas representadas por cada um deles. A ideia é saber como solucionar. As reclamações que mais apareceram são: iluminação, saneamento, saúde, limpeza, obras e pavimentação.

Mas, eleitos para representar o interesse dos moradores, os líderes comunitários reclamam por não receberem verbas públicas ou qualquer outra assistência por parte dos governantes. Apenas, quando vendem algum documento, como o de compra e venda de algum imóvel local. Sócios contribuintes são bem poucos, um número quase insignificante para se ter recurso.

Encontro dos presidentes das Associações de Moradores do Conjunto de Favelas da Maré
Encontro dos presidentes das Associações de Moradores do Conjunto de Favelas da Maré

Os avanços dos encontros

Tais encontros já começaram a dar resultados. Saúde, educação e habitação são outros temas que aparecem. E, exemplo da representação e da força da ‘Liga das Associações’, foi a primeira reunião com o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no dia 6 de setembro, em seu gabinete. Na reunião, Paes afirmou que irá implantar na Maré o programa ‘Bairro Maravilha’ com obras previstas para o início de 2014. Mas a pergunta que fica no ar é se terá a participação destes líderes no projeto, já que Prefeito havia agendado um encontro com os Presidentes na Maré no dia 28 de setembro, onde anunciaria o programa, mas devido a um imprevisto, o evento foi cancelado.

No dia 9 de outubro, outra reunião foi realizada no Conjunto Bento Ribeiro Dantas, uma das favelas da Maré, com a presença do Coordenador Geral Roberto Simões; e Coordenador Médico  Edson Santana, ambos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Além de Luciano Freitas, Técnico de Campo da Light. No encontro, os líderes comunitários apresentaram os problemas e suas demandas, de acordo com cada setor buscando um melhor atendimento, preocupados, principalmente, com a chegada do verão e época de férias escolares, período crítico no caso das duas áreas.

Encontro dos presidentes das Associações de Moradores do Conjunto de Favelas da Maré
Encontro dos presidentes das Associações de Moradores do Conjunto de Favelas da Maré

As cobranças e as respostas

Para Charles, Presidente da Associação de Moradores da Baixa do Sapateiro, a falta de comunicação entre a administração da UPA e as Associações de Moradores da Maré, é grande. “Queremos que as reuniões mensais para esclarecimentos e acertos no atendimento aos moradores volte a acontecer”, disse.

Roberto salientou a importância da parceria com as associações e se dispôs a ajudar se colocando em contato com os presidentes. Disse ainda que, o período mais crítico da UPA é na época da dengue (férias escolares), mas existe estoque de medicamento.

Já Luciano informou que o plano verão da Light deu início no dia 15 de outubro e vai até o dia 15 de março de 2014, e se disponibilizou a atender os presidentes na troca de postes, transformadores vazando e rede partida.

No dia 19 de outubro, no Museu da Maré, as Associações de Moradores receberam doações de computadores através do projeto DaMaré e do Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc. Com as doações, nelas poderão funcionar telecentros comunitários, contribuindo para a formação educacional de crianças da Maré.

Para este ano as reuniões entre os líderes comunitários foram encerradas. Novos encontros acontecerão em 2014.

Comentários

Deixe um comentário