Marcha contra o genocídio do povo negro, pobre e favelado, na Maré!

Geral, Notícias

São inúmeras as violações de direitos que os moradores e moradoras do Conjunto de Favelas da Maré, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, têm sofrido por causa da entrada do Exército nas 16 favelas. Assassinatos, cobranças abusivas aos moto-taxistas e comerciantes, além das revistas dirigidas principalmente aos jovens homens negros, são alguns dos exemplos destas violações.

Desde o mês de abril, os moradores e moradoras também têm sofrido com a falta do direito de ir e vir. Aquela festa que se fazia nas ruas, aquele churrasco e os shows em praças públicas agora devem ser feitos apenas com a autorização destas forças armadas.

Foto: Thaís Cavalcante
Foto: Thaís Cavalcante

Em abril, quando as forças entraram nestas 16 favelas, inúmeras promessas foram feitas para melhoria do local: coleta de lixos regulares, segurança, luz, escolas, respeito aos cidadãos mareenses, mas o dia a dia tem mostrado outra realidade. Remoções, por exemplo, já começaram a ser feitas em uma das favelas, assalto já virou moda, helicópteros circulam constantemente e sempre no horário que todos e todas queriam apenas dormir.

Este ano o nosso 7 de Setembro não será como antes, não estenderemos a bandeira nacional acreditando em mais promessas falsas. Promessas falsas sim, pois não se faz cidadania com forças armadas, não se dá segurança com intimidações, violações de direitos e extermínio de pobre. O Estado brasileiro, as autoridades governamentais necessitam aprender a respeitar e a enxergar a favela como parte da cidade, como um território inserido na sociedade, pois só assim seremos respeitados e enxergados como cidadãos.

Por isso, convidamos você mareense e amigxs para marcharmos contra todas estas violações de direitos. Nossa marcha será na tarde do dia 06 de setembro, à partir das 16h. Ao final da marcha, será realizado um sarau com poesias, músicas mostrando a resistência e a cultura favelada.

Serviço:
Dia: 06 de setembro
Horário: 16h
Ponto de encontro da Marcha: Em frente ao Museu da Maré.
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/329522537210755/?fref=ts
Organização: Grupo de moradores e moradoras da Maré

Comentários

Deixe um comentário