Mareenses criam peça infantil e conquistam prêmio de festival teatral

Notícias

A peça Os Mistérios da Floresta ganhou na categoria de melhor sonoplastia no I Festival Provocações do Grupo Teatros da Barra

Por Ana Cristina da Silva

Dois mareenses e um alagoano se uniram para utilizar a arte como ferramenta para fazer a cultura popular brasileira ganhar vida. O resultado foi o espetáculo infantil Os Mistérios da Floresta, que recebeu três indicações no I Festival Provocações, realizado pelo Grupo Teatros da Barra. A peça concorreu nas categorias de melhor esquete, melhor direção e melhor sonoplastia, ganhando nesta última. Aclamados no festival, os atores foram chamados para estrear como espetáculo infantil no novo teatro do Shopping Barra Point, o Espaço Provocações, localizado na Barra da Tijuca. Com apresentações preparadas para todos os domingos do mês de julho, o espetáculo Os Mistérios da Floresta ainda poderá ser assistido nos dias 24 e 31 deste mês, a partir das 17h.

Com 45 minutos de duração, a peça fala sobre três contadores de história que apresentam 4 lendas da cultura popular brasileira. A história dos famosos personagens como a Vitória-régia, Uirapuru, Iara e Boto cor de rosa são contadas através de falas dramáticas, músicas e até mesmo do improviso, já que a plateia também entra em cena e participa da história. Para o ator Avaristo Martins, estar em cartaz com este espetáculo é muito especial: “São histórias que a gente escuta quando é criança e hoje a gente conta para as crianças. Então, de alguma forma, a gente também está repassando nossas lembranças, nossas infâncias e tudo aquilo que a gente recebeu de pessoas próximas a nós, que falam com muita verdade desses contos e lendas (…) É a cultura popular inserida em palco, sendo contada, sendo vivida e sendo cantada”, explica o alagoano de 28 anos.

A sereia Iara é uma das personagens do Folclore brasileiro que aparece ao longo da peça. Foto: Ana Cristina da Silva.

Produção do espetáculo

Os Mistérios da Floresta é um espetáculo roteirizado, dirigido e produzido por Fernando Leão e a companheira Izabel Camargo, moradores do Parque União. Os atores, que estão no ramo artístico há mais de 15 anos, começaram a montar o espetáculo ainda em 2019, quando juntaram seus trabalhos individuais de contação de histórias, onde Fernando já tinha o conto do Uirapuru e Izabel já apresentava a Vitória-régia. Somente na pandemia da Covid-19 que eles escreveram a peça e incluíram mais duas histórias: a da Iara e a do Boto-cor-de-rosa. “A gente apresentou online em alguns lugares, mas a primeira vez que a gente montou a peça foi há um mês e meio atrás pra escola Sesc de Niterói. A gente fez essa montagem de 45 minutos”, relata Fernando Leão. Os Mistérios da Floresta é a primeira peça produzida inteiramente pela empresa de recreação infantil criada por Fernando e Izabel, a Pipocando Ideias.

Para que a peça fosse possível, os artistas da Maré convidaram um dos colegas de turma da Escola Sesc de Artes Dramáticas, Avaristo Martins, que, sem nem pensar muito, logo topou a ideia: “Eu ingressei no teatro profissional com o teatro infantil. Então, quando o convite surgiu, o texto me encantou logo. É bom você estar em trabalhos em que você se sente bem e que você admira, porque, de alguma forma, você se sente privilegiado em estar em um universo onde existe amor, onde existe dedicação, onde existe o teatro vivo acontecendo, que é através do amor deles pela arte”, diz o rapaz que é natural de São Luiz do Quintude, uma cidade no litoral norte de Maceió. Avaristo chegou para morar no Rio de Janeiro em setembro do ano passado e Os Mistérios da Floresta é seu primeiro trabalho teatral na cidade.

Da esquerda para a direita: Avaristo Martins, Izabel Camargo e Fernando Leão. Foto: Ana Cristina da Silva.

Participação no I Festival Provocações

O convite que levou Os Mistérios da Floresta até o I Festival Provocações, partiu de Carlos Neiva, diretor de pauta do Espaço Provocações, com quem Fernando e Izabel já haviam trabalhado no musical Lua de Cristal, em 2015. “A gente foi pro festival tipo assim ‘vamos nos divertir’, porque em festival só ganha adulto, só ganha drama”, diz Izabel Camargo. Segundo o elenco, para que a peça da Pipocando Ideias pudesse participar do festival organizado pelo Grupo Teatros da Barra, uma adaptação foi necessária para reduzir o tempo de apresentação em até 20 minutos. “Acabou que o festival foi muito bacana, tivemos uma surpresa. O público aplaudiu de pé, gritando. O público gostou muito no dia, as crianças se amarraram”, revelou Fernando.

Ainda muito recente, o Grupo Teatros da Barra é formado por três espaços teatrais localizados no shopping Barra Point, na Barra da Tijuca. Dois destes espaços ainda serão inaugurados, são eles o Cine Teatro e o Del’Art, com capacidade para 190 e 170 lugares, respectivamente. O Espaço Provocações, no entanto, foi inaugurado no dia 19 de maio, com capacidade para até 60 pessoas. E, enquanto o espetáculo Lia inaugurou o palco estreando um drama teatral, Os Mistérios da Floresta foi o primeiro espetáculo infantil a se apresentar no local. “O convite para fazer a temporada em julho só veio porque eles amaram a gente aqui no festival. Nos avisaram faltando uma semana, mas a gente topou e agora estamos aqui fazendo essa temporada”, comemora Izabel.

Os Mistérios da Floresta conquistou o prêmio de melhor sonoplastia no I Festival Provocações. Foto: arquivo pessoal.

Sobre o espetáculo

A peça se divide ao apresentar músicas de diferentes grupos indígenas, como a canção “Araruna”. Porém, Fernando e Izabel também trouxeram 4 composições autorais que são tocadas e cantadas pelos três personagens ao longo da peça. Os instrumentos utilizados são o violão, chocalho, pandeiro, triângulo e o cajon, que em diferentes momentos, ajudam a dar mais imersão para a história. Os figurinos utilizados na peça foram, em sua maioria, resgatados de outros trabalhos dos artistas, como o vestido utilizado pela personagem de Izabel Camargo, que também foi utilizado no clipe de sua música com Fernando, Livre Para Voar, disponível no Youtube. “Eu fui trazendo o que é verde, o que é mato, o que é planta, mas a gente queria brincar um pouquinho com isso, da roupa não ser voltada só para os personagens, mas também para os contadores de histórias”, explica a atriz.

Com pretensão de continuar apresentando o espetáculo no futuro, o elenco já se prepara para incluir novas canções e uma nova personagem, o que deixará a peça com 1h de duração. Participando de editais de fomento à cultura como o Foca 2022 e o Edital de Cultura Sesc, a ideia é poder continuar levando a cultura popular brasileira para outros lugares, como, por exemplo, a Maré. “Eu quis fazer esse espetáculo por um motivo. É a ligação que eu tenho com a minha mãe. A minha mãe é paraense e todas as histórias que ela me contou foram de lá, mas é engraçado que quando ela conta, ela conta como se fosse real. Não é folclore para ela. (…) Eu tenho um amor imenso por essas histórias e hoje em dia eu me sinto na missão de continuar levando elas adiante”, revela a moradora do Parque União. Concordando com Izabel, Fernando ressalta que a ideia do espetáculo é apresentar as histórias para uma nova geração de crianças: “O espetáculo é uma junção de lendas, histórias e mitos da região norte do Brasil, histórias que a gente escuta, que nossos pais contam. Então a gente reuniu essas histórias para passar adiante, para que elas não se percam no tempo”.

Os atores tocam e cantam diferentes instrumentos ao longo do espetáculo. Foto: Ana Cristina da Silva.

As últimas apresentações irão ocorrer nos dias 24 e 31 de julho, os últimos dois domingos do mês, às 17h. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pela plataforma Sympla ou então na bilheteria do Shopping Barra Point, localizado na Avenida Armando Lombardi, 350 – Barra da Tijuca. O espetáculo tem classificação livre e duração de 45 minutos.

Ficha técnica:

Texto: Izabel Camargo

Direção e Direção Musical: Fernando Leão

Músicas originais: Fernando Leão e Izabel Camargo

Elenco: Avaristo Martins, Fernando Leão, Izabel Camargo e Igor Cruz (stand’in)

Iluminação: Jack Santtoro

Figurino: Izabel Camargo

Assistente de produção: Franciane Melo

Realização e produção: Pipocando Ideias

Comentários