Medalha de Ordem do Mérito Cultural Carioca é concedida ao Museu da Maré

Geral, Memória, Notícias

Texto e fotos: Simone Lauar

No dia 22 de janeiro, o prefeito Marcello Crivella e o secretário de Cultura do município, Adolpho Konder, premiaram personalidades e entidades ligadas diretamente à cultura do estado do Rio de Janeiro. A cerimônia foi no Palácio da Cidade e contou com artistas, cantores, esportistas, personalidades, entre outros que tiveram suas histórias contadas por colaborarem com a cultura no estado. Dentre eles estava o Museu da Maré, que recebeu a medalha e o diploma de honra pelo serviço de preservação da história do Conjunto de Favelas da Maré.

Equipe do Museu recebendo a homenagem.

O diretor e cofundador do Museu Luiz Antonio de Oliveira recebeu a honra das mãos do prefeito e do secretário ao lado da equipe do Museu, que subiu ao palco com ele. Em seu discurso, Luiz ressaltou que o Museu é de todos e estará sempre de portas abertas a todos que querem conhecer a história do Conjunto de Favelas e de seus ilustres moradores. Ressaltou também que no ano de 2006 o Museu recebeu do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do presidente Lula, a medalha de honra em Brasília.

Diretor do Museu reforçou o caráter público da instituição.

Nomes como Fernanda Montenegro, Arlindo Cruz, Candeia da Portela, Associação Cultural Das Baianas do Acarajé, Nelson Sargento e outros também foram premiados com a honraria. A cerimônia terminou com a bateria das escolas de samba mirins com todos os estandartes da liga das escolas de samba do Rio de Janeiro.

 

Comentários