Museu da Maré faz campanha de arrecadação para reforma de seus espaços

Geral, Notícias

 Presente no Conjunto de Favelas da Maré há 14 anos, Museu busca recursos para reformar galpão onde ocorrem oficinas culturais e eventos

O Museu da Maré, espaço cultural destinado à memória das favelas da Maré, execução de projetos e eventos culturais, está em campanha de arrecadação para reforma de seu galpão e sua fachada. A campanha O Museu é Nosso! é uma campanha selecionada pelo edital do BNDES com Benfeitoria, na qual a cada real arrecadado o BNDES adiciona dois reais, e tem como meta conquistar, no total, 88 mil reais até o dia 18 de dezembro. Esta é uma campanha do tipo tudo ou nada: se o valor não for arrecadado, o Museu precisa devolver cada doação recebida.

Em março de 2020 o Museu passou a abrigar a Frente de Mobilização da Maré. Milhares de cestas básicas, frascos de álcool em gel e outros itens passaram pelo galpão. Foto: Patrick Mendes.

 

Oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) em 2018. Foto: arquivo Museu.

O objetivo da campanha é fazer a reforma da fachada do Museu e de seu galpão, o espaço onde acontecem as principais atividades culturais da instituição. São oficinas rotineiras de hip hop, teatro e capoeira, assim como apresentações desses grupos em eventos. Também acontecem seminários e congressos, como o Congresso de Comunicação Comunitária, em 2016; 1º Encontro Direito à Favela, com a vereadora Marielle Franco, em 2017; e Roda de Conversa com o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, em 2019. No galpão também são realizados saraus, festas juninas e outras festividades do Museu e de demais projetos de sua instituição gestora, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). As obras visam a melhorar toda a estrutura física do galpão, focando em sua integridade e conforto térmico, assim como realizar as adequações necessárias para a acessibilidade ao mesmo.

Apresentação de carimbó no Arraiá de 2019. Foto: Pablo de Paula

 

Congresso de Comunicação Comunitária em 2016. Foto: José Henrique.

No site benfeitoria.com/mare, a campanha recebe doações a partir de 15 reais, podendo ser doados valores até 1.000 reais, e conta com recompensas como visita guiada presencial ou virtual; participação em oficina de teatro ou hip hop; livro Águas da Maré, sobre a relação do conjunto de favelas com a Baía de Guanabara desde os anos 30; livro 12 Tempos da Maré, publicação ainda a ser lançada com fotos de arquivos e fotógrafos populares das favelas mareenses; entre outras.

O nome da campanha, O Museu é Nosso!, faz referência a uma conquista recente. O Museu foi inaugurado em 2006, em espaço que anteriormente se chamava Casa de Cultura e corresponde a uma antiga fábrica da industrial naval, cedida em comodato pela empresa proprietária, após ter ficado fechada por mais de duas décadas. Durante 13 anos, não houve permissão para que fossem executadas obras necessárias à recuperação dos espaços físicos do imóvel, de modo que a equipe só pôde realizar algumas adequações. Desde 2014, o Museu vinha sofrendo ameaça de despejo, e resistiu, iniciando a campanha O Museu é Nosso!. A doação definitiva do prédio só aconteceu no final de 2018, e agora, sendo o imóvel propriedade oficial do CEASM, a instituição busca a reforma urgente do prédio para que possa continuar seus projetos e, nos próximos anos, ofertar um espaço ainda melhor para oficinas e eventos, beneficiando toda a comunidade e os visitantes, que somam 5 mil por ano.

 

Mais informações:

Site da campanha: https://benfeitoria.com/mare

Site do Museu da Maré: https://museudamare.org

E-mail: [email protected]

Facebook: facebook.com/museudamare

Instagram: @museudamare

Twitter: @museumare

Youtube: bit.ly/YTmuseudamare

Comentários