Nova ONG no Timbau oferece mais de 10 cursos gratuitos

Cultura, Educação, Geral

Texto e foto de capa por Ana Cristina da Silva

No último sábado (26), uma grande festa marcou a inauguração do Instituto Escrevendo o Futuro da Maré, no Morro do Timbau. Fundada e construída por mareenses, a ONG busca promover empregabilidade, arte, cultura e educação para crianças, jovens, adultos e idosos de forma gratuita. A fim de mostrar seu compromisso com os moradores do Conjunto de Favelas da Maré, a inauguração contou com uma grande ação social, além de muita música e diversão para as crianças. Na festa, ainda estiveram presentes a Escola de Samba Gato de Bonsucesso, o gestor do GEL Maré, Felipe Brasileiro, e um grupo de pagode que se apresentou ao vivo.

Como o instituto irá funcionar

Com quase um ano de reformas, o Instituto Escrevendo o Futuro da Maré finalmente pôde abrir suas portas. Localizada na rua Capitão Carlos, número 311, no Morro do Timbau, a ONG apresenta uma estrutura grande, formada por um pátio amplo; banheiros acessíveis; um auditório; três salas de aula; um laboratório de informática; duas salas de estética; um laboratório de instalação elétrica e uma sala de atendimento psicossocial, que pretende atender todos os participantes do projeto. “Eu quis fazer uma ONG completa, onde tivesse trabalho, cursos na área da arte, empreendedorismo, educação financeira. Tudo isso para poder gerar mais emprego, fazer com que as pessoas tivessem um diferencial. A gente (equipe) está montando um cronograma bem diferenciado de tudo que a gente já viu”, conta Daniele Aguiar, fundadora da ONG.

O pedagogo Arthur Pedro e a empreendedora Daniele Aguiar, que também é fundadora da ONG, deram as boas vindas ao público durante evento de inauguração. Foto: Ana Cristina da Silva.

Confira abaixo a lista de cursos oferecidos pelo Instituto Escrevendo o Futuro da Maré:

• Reforço escolar

• Inglês

• Instalação elétrica predial

•Informática

• Fotografia

• Massoterapia

• Designer de sobrancelhas

• Manicure

• Depilação

• Teatro

• Dança

• Cabeleireiro básico

• Cabeleireiro avançado

• Funcional para idosos

• Educação financeira

Com um time formado em sua maioria por moradores da Maré, na secretaria será possível encontrar Yolandade Souza, de 20 anos. Aprovada em um processo seletivo, a mareense já passou por um treinamento e irá atender as demandas do espaço, que irá funcionar de segunda à sexta, de 9h às 18h. Para ela, sua atuação ali será algo importante para o próprio futuro. “Era isso que eu queria: conhecer pessoas e contribuir para esse e outros espaços aqui da Maré que possam trazer educação como ponto principal, porque a educação é um ponto muito importante na minha vida. Eu estou fazendo licenciatura em química, então entender um pouco daqui e das pessoas também faz com que eu seja uma boa professora no futuro, uma boa profissional”.

Para Yolanda, um dos objetivos do Instituto é fazer com que as pessoas entendam todos os espaços que podem ocupar dentro da Maré. Foto: Ana Cristina da Silva.

Responsável por realizar as inscrições nos cursos disponíveis, Yolanda também se encontra no espaço para demais dúvidas. Com todos os cursos disponibilizados de forma gratuita, os interessados podem realizar uma pré-inscrição pela internet ou ir até a instituição. Enquanto neste primeiro momento o curso de inglês será voltado para adultos, cursos como teatro e dança poderão abraçar diferentes faixas etárias. “Nesse primeiro momento a galera tá bem focada em informática, inglês e designer de sobrancelhas”, observa Yolanda ao falar sobre os cursos mais procurados até então. A previsão do início das aulas é para a segunda semana do mês de junho.

Para os mareenses que desejam concluir o Ensino Médio, a instituição também ofertará o EJA (Educação de Jovens e Adultos), que acontecerá de 18h às 20h.

“A gente fez umas pesquisas e entendemos que a taxa de analfabetismo é muito grande aqui dentro. Então a gente viu a necessidade de colocar o EJA. Foi muito legal que na inauguração já tiveram 5 senhoras que me abordaram querendo fazer a inscrição (…) Apesar do nome ser “futuro” e da gente pensar muito nos adolescentes, a gente também tá tendo um cuidado com as pessoas de mais idade para que elas recebam todo carinho e cuidado que de repente elas não tiveram lá atrás”.

— Daniele Aguiar, fundadora do Instituto.

Com a proposta de fazer mareenses sonharem, a ONG elaborou uma dinâmica onde as crianças escreviam seus sonhos para o futuro e o penduravam em uma árvore. Foto: Ana Cristina da Silva.

Inauguração

No sábado, dia 26 de maio, inúmeros mareenses estiveram presentes na grande inauguração do instituto, que aconteceu de 9h às 15h. Logo ao entrar, as pessoas pegavam senhas para ter atendimento em um dos tantos serviços ali oferecidos. No grande pátio, brinquedos infláveis e até touro mecânico ocuparam e divertiram as crianças ali presentes. Enquanto a música rolava, diferentes barraquinhas de comida serviam lanches de graça, como churros, pipoca, algodão doce e crepe. De acordo com Daniele Aguiar, esta inauguração já vinha sendo planejada há meses. “Fizemos contato com posto de saúde, com a Prefeitura, com os brinquedos, com outros empresários que pudessem estar agregando de alguma forma nessa inauguração. Conseguimos kits odontológicos, e tivemos lá dentro palestra de escovação. Para a minha surpresa muita gente já de idade esteve lá, aprendendo a escovar”.

Dentro do Instituto, serviços como atendimento nutricional, assessoria jurídica, cortes de cabelo e design de sobrancelhas aconteceram de forma simultânea ao longo do dia. Com queima de fogos, para encerrar a inauguração, os moradores da Maré ainda puderam aproveitar uma apresentação do grupo de pagode e assistir e dançar ao som da bateria do Orfeu, da Escola de Samba Gato de Bonsucesso.

Confira algumas fotos do dia da inauguração:

Comentários