Os 14 anos do Jornal O Cidadão

Geral, Notícias

Festa O Cidadão - Foto: Rf Da'guerre

Por Lu Brasil 

http://lujhowbrasil.blogspot.com.br/2013/12/14-anos-do-jornal-o-cidadao.html

Ontem o jornal “O Cidadão” completou 14 anos de existência. Fui convidada pela jornalista Gizele Martins que trabalha com a comunicação comunitária além das fronteiras do Brasil.

No CEASM (que é a cede do O Cidadão)teve atividade o dia todo. Às 9h teve uma oficina sobre a comunicação comunitária com a Gizele Martins e o dia seguiu com oficinas diversas e o ato de 5 anos sem o menino Matheus que foi morto na porta de casa com um tiro de fuzil dado pela Polícia.

Cheguei lá por volta das 18h e ainda pude ter o privilégio de ver a montagem para as diversas apresentações musicais que estavam para acontecer naquela noite de muita música e comunicação. Mas, antes de começar o show a então Coordenadora, Jornalista e comunicadora Comunitária Gizele Martins falou ao público presente e enfatizou a importância desta militância sobre a comunicação e as dificuldades que o jornal enfrenta para estar nas ruas, nas casas das pessoas e sobre tudo na mente. Pois, “fazer comunicação comunitária é fazer mobilização social” enfatiza Gizele Martins em seu discurso de abertura.

Festa O Cidadão
Festa O Cidadão

Gizele Martin- Coordenadora do jornal O cidadão

Para a abertura dos shows tivemos a voz da mexicana Eunice Muruet que segundo Gizele, a cantora fez parte do segundo curso de comunicação comunitária. Eunice é dona de uma voz belíssima e com uma presença de palco maravilhosa. Mas, suas atividades vão além, ela é mestranda no programa de pós-graduação em educação na UERJ no grupo Infância e cultura contemporânea e pesquisa os lugares da infância na comunicação comunitária tendo o jornal o cidadão como experiência. Além de apoiar na digitalizaço dos 64 numeros que pode encontrar aqui:http://issuu.com/cidadaodamare2013. Ou seja, Eunice fortalece a comunicação comunitária coma a sua atuação e sua pesquisa. Mais informações sobre a cantora podem acessar: https://soundcloud.com/eunice-muruet .

Festa O Cidadão
Festa O Cidadão

Cantora Eunice Muruet

Logo após tivemos no palco o cantor e ativista social Bhega Silva. Ele é morador da Maré e acompanha “O Cidadão” desde o seu número 0, além disso, sugere matérias e incentiva a comunicação comunitária. Em sua música fala de uma maneira educativa sobre as 16 favelas do Complexo da Maré. Ao perguntar para o cantor sobre o preço do seu CD, o artista me informa que troca o CD por óleo vegetal e que com a venda do óleo investe em seu cineclube que se chama “Cinema no beco” que teve início em Ramos e agora segue por toda a Maré.

Festa O Cidadão
Festa O Cidadão

Cantor Bhega Silva

É muito bom participar de eventos e conhecer pessoas que se preocupam com o meio ambiente e fazem da sua arte uma ponte para esta socialização e conscientização ambiental e educacional.

Depois tivemos a participação da banda de rock da Maré, D’loks, o Repper Fiel e outras atrações que abrilhantaram a comemoração do “O Cidadão”. A festa ficou muito bonita, todas as edições do jornal ficaram penduradas não só enfeitando o ambiente, mas também informando e relembrando os 14 anos de luta e dignidade de um Jornal que cresce com a vontade de um povo por uma sociedade igualitária.

Parabéns a todos e todas que fomentam a comunicação comunitária em especial à equipe do Jornal “O Cidadão”!

Comentários

Deixe um comentário