Peça sobre pássaro falante encanta platéia infantil

Notícias

DSC08962

Texto e fotos

Por: Tati Alvarenga

A peça Pedro Malazarte e a Arara Gigante, encantou a platéia de crianças e adultos que assistiram ao espetáculo na Lona Cultural da Maré. Concorrendo a vários prêmios da categoria infantil, o texto é do escritor Jorge Furtado e o espetáculo dirigido por Débora Lamm.

As trapalhadas, coreografias e músicas, encantaram as crianças de tal modo, que muitas assistiram ao espetáculo, como se estivessem em casa, diante da TV.  Hipnotizadas com as cores e interpretações dos personagens durante os 60 minutos da apresentação, em  muitos instantes não havia som audível por parte dos atentos espectadores, estes momentos eram interrompidos por gargalhadas coletivas. “Estou com vontade de ser atriz após assistir esta peça” conta Ester de 11 anos, moradora da Baixa do Sapateiro. 

DSC08933

A maioria das crianças presentes fazem parte das atividades do Projeto Uerê, que é específico em promover arte e educação social e ambiental envolvendo crianças. 

Após a militarização na Maré as crianças convivem em seu cotidiano com tanques de guerra transitando pelas ruas da Maré, como se em outra parte da cidade isto fosse corriqueiro, ou seja, normal. Espetáculos como este fazem com que a rotina de violência e descaso seja esquecida através da mágica do teatro. “Faz bem pra gente se distrair do estresse do nosso dia a dia” desabafa Priscila de 12 anos.

DSC08936

“O  maior fruto foi  a questão pedagógica envolvendo a história. As crianças aprenderam em tom de brincadeira que não se deve enrolar os amiguinhos, para obter benefício próprio como Pedro Malazarte o protagonista da história, fez. A sensação é ótima porque é como se elas estivessem no palco com a gente. E o melhor é esta questão pedagógica que o teatro infantil tem de causar reflexão na criança em forma de risos”. Conta o ator André Dali, que interpretou o personagem principal como ator coadjuvante já que George Sauma esteve presente na apresentação das 11:00 da manhã. Nossa equipe enviou entrevista para os atores do elenco principal mas até  o fechamento desta edição não tivemos retorno.  

 

Comentários

Deixe um comentário