Se Liga no Corona! Campanha completa um ano e lança novos materiais sobre prevenção

Notícias, Saúde

Por Carolina Vaz, com informações da campanha Se Liga no Corona!

A campanha Se Liga no Corona!, uma articulação entre a Fiocruz e coletivos de comunicação popular do Rio de Janeiro, acaba de completar um ano e, como a pandemia não acabou – na verdade está em seu pior momento até então -, segue lançando materiais informativos de prevenção. Hoje (09) a campanha faz uma ação de distribuição de máscaras, circulação de carro de som e colagem de cartazes na Maré, Manguinhos, Morro dos Macacos e Complexo do Alemão. Também é o dia de uma grande ação nas redes sociais com os materiais de áudio e vídeo, que podem ser reproduzidos por qualquer pessoa ou instituição à medida que se dê crédito.

Combatendo a desinformação

No dia de hoje, a campanha disponibiliza produtos sonoros (entre spots e radionovelas) e oito cards digitais em formatos para Facebook, Instagram (feed e stories) sobre uso de máscara. Estão disponíveis também o primeiro vídeo da série Margareth Responde, com a pneumologista Margareth Dalcolmo tirando dúvidas sobre vacina; um vídeo que ilustra uma das radionovelas produzidas em fevereiro sobre a vacina contra Covid-19; e o quizz “Quem é você na pandemia?”, elaborado por profissionais do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), que devolve ao participante um parecer sobre como ele está em seus hábitos cotidianos de prevenção à Covid-19.
O material está à inteira disposição da população como um todo e dos coletivos, organizações, instituições e empresas para usos sem fins lucrativos, desde que citados os créditos.

Confira:

 

Todos áudios podem ser ouvidos também no Soundcloud e no Spotify.

O vídeo da radionovela pode ser visto no Youtube.

Quem desejar receber os áudios via Whatsapp e radionovelas pode fazer contato com o jornal por e-mail ([email protected]), Instagram ou Facebook.

Ações de rua
Para a ação de hoje (09), a Fiocruz está disponibilizando 2.600 máscaras e mais de 200 cartazes que serão fixados em pontos estratégicos das favelas de Manguinhos, Maré, Morro dos Macacos e Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Nesse dia, também haverá circulação de carro de som e colagem de cartazes em pontos de mototáxi, comércio e associação de moradores de cada uma das localidades. A ação tem como um dos objetivos mostrar que, mesmo com a vacinação em curso, a prevenção ainda é fundamental e mesmo pessoas vacinadas devem continuar utilizando máscara fora de casa.

Na Maré, quem passar por um cartaz afixado, pela equipe de distribuição de máscaras ou pelo carro de som pode fortalecer a campanha publicando nas redes sociais com as hashtags #SeLiganoCorona1Ano #AindaNãoAcabou e #UseMáscara

As ações nos territórios foram viabilizadas por meio da parceria entre a Fiocruz e Conselho Comunitário de Manguinhos, Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), Redes da Maré, Rede Emancipa de Educação Popular, Sindicato Estadual de Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) e Voz das Comunidades.

Um ano de atuação na campanha

A campanha Se liga no Corona! começou seus trabalhos no dia 13 de março de 2020 com o objetivo de produzir uma comunicação que aproximasse a instituição da população moradora de favelas do Rio de Janeiro – de forma mais orgânica – mas que pudesse também circular por territórios periféricos de outras cidades e Estados. A partir de grupos de trabalhos mistos com profissionais de comunicação da instituição e comunicadores populares, foram produzidos os primeiros materiais – até hoje disponíveis nas galerias da página institucional. O domínio teve atualizações na semana em que a iniciativa completa um ano, entre elas uma linha do tempo, acesse aqui.

De lá para cá foram realizadas duas coletivas com especialistas da Fiocruz exclusivas para comunicadores populares; impressos mais de 2 mil cartazes para territórios de favelas do Rio de Janeiro; produzidas 139 peças gráficas digitais; mais de 50 interprogramas para a grade do Canal Saúde, 24 vídeos (sendo nove acessíveis na Língua Brasileira de Sinais); e 50 produtos sonoros, com mais de 10 mil reproduções e 2 mil downloads. Atualmente, os materiais sonoros sobre vacina compõem a programação da Rádio UFRJ e Rádio Frei Caneca FM (rádio pública de Recife). Em parceria com o YouTube, a Fiocruz validou os roteiros de quatro vídeos da Série Resenha de Favela #Comigo em agosto do ano passado.

A Campanha Se liga no Corona! é fruto da articulação entre a Fundação Oswaldo Cruz, Redes da Maré, Frente de Mobilização da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Conselho Gestor Intersetorial (CGI-Teias Manguinhos), Comissão de Agentes Comunitários de Saúde de Manguinhos (Comacs), Coletivo Favelas Contra o Coronavírus, Jornal Fala Manguinhos!, Jornal O Cidadão, Wikifavelas, Ceasm, Rede Emancipa e Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ e o sindicato dos trabalhadores da Fiocruz, Asfoc-SN.

Comentários