Semana de Arte Favelada começa nessa quarta (02) no Theatro Municipal

Cultura, Notícias

Por Carolina Vaz

Com informações de WDO Produções

Começa nesta quarta-feira (2), feriado, a Semana de Arte Favelada (SAF). Com programação gratuita até o final do mês em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Museu da Maré, Galpão Bela Maré e Centro de Artes da Maré, terá a participação de dezenas de artistas das favelas e periferias nos diversos campos das artes, contando com muitas e muitos representantes da Maré em todas elas. A SAF é uma releitura, 100 anos depois, da Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, no Theatro Municipal. Segundo a produtora WDO Produções, objetiva dar protagonismo aos produtores culturais favelados e periféricos, das mais diversas vertentes artísticas. Com essa visibilidade, mais oportunidades podem se abrir a quem produz cultura nesses territórios.

A divisão das obras e performances selecionadas para a SAF acontece em três eixos principais. O primeiro é das Artes Visuais, com exposição de fotos, pinturas, esculturas e demais expressões da arte visual com programação educativa. O eixo das Artes Cênicas se expressará no Festival Multilinguagem composto de 10 atrações culturais de dança, música e teatro, que acontece nos dias 26 e 27 no Centro de Artes da Maré. E, por último, Arte Literária, com a seleção de 25 textos de autores favelados para lançamento de um e-book, além da participação em sarau literário.

Crias no municipal

A estreia do evento acontece logo pela manhã no dia 02. A primeira atividade é o Circuito Cultural da Herança Africana, um Passeio-Aula a pé que se inicia às 9h com ponto de encontro em frente ao Museu de Arte do Rio (MAR). O tour, já com ingressos esgotados, permitirá conhecer alguns dos pontos principais dessa parte do Rio de Janeiro denominada de Pequena África.

A partir das 13h o evento acontece no Theatro Municipal, na Cinelândia. É a hora da abertura da exposição SAF, no Salão Assyrio, onde estarão expostas as obras de 22 artistas, incluindo, da Maré, Anderson OLI, Davsun, Dieggo Lira, Laerte e Nlaisa Luciano.

Às 13h20 acontece a roda de conversa Trocas Faveladas, que já contará com 2 curadores e representantes da Maré de suas respectivas áreas dentro da arte: Wallace Lino (teatro), e Marcos Diniz (literatura) em debate com Camila Rocha (dança) e Jean Carlos Azuos (artes visuais). Terá a mediação da historiadora e educadora Pâmela Carvalho, também da Maré.

No meio da tarde, começam as apresentações: ainda no Assyrio a performance aCORdo, às 15h40. Depois, no Salão de Espetáculos, o espetáculo “De mim ecoaram vozes” , do grupo mareense Mulheres ao Vento (MAV) às 16h30, e o espetáculo Boca, do grupo Imperadores da Dança às 17h30. O encerramento com as palavras finais acontece às 18h20.

Sessão de cria no Museu da Maré

No Dia da Favela, dia 04 de novembro, a programação acontece a partir das 18h no Museu da Maré. Terá a apresentação de três filmes: Noite das Estrelas, produção do coletivo mareense Entidade; Expresso Parador, filme carioca onde a protagonista tem percepções da sua vida de dentro do seu ônibus habitual; e Marte Um, indicação do Brasil para o Oscar de 2023. Terá ainda o show da banda mareense Black Owl.

Os ingressos já estão disponíveis:

As Crias no Municipal – dia 02/11

Sessão de Cria no Museu da Maré – dia – 04/11

Edição mareense

No dia 16 de novembro, a exposição alocada no Theatro Municipal migra para o Galpão Bela Maré, onde poderá ser vista até o dia 29 deste mês. Nos dias 26 e 27 acontece o Festival Multilinguagem no Centro de Artes da Maré, com 10 atrações culturais de dança, música e teatro, a exemplo do Coletivo MareMoTo e grupo Entre Lugares Maré.

Programa educativo

A SAF ainda tem uma parceria com o Colégio Estadual João Borges de Moraes, da Nova Holanda. São 29 jovens estudantes, orientados pela artista-educadora Caju Bezerra, que fazem estágio no programa educativo e de mediação da Semana de Arte Favelada. A preparação para este momento aconteceu através de encontros de formação e visitas a exposições em museus, acompanhados da educadora.

A Semana de Arte Favelada é promovida pela WDO Produções e patrocinada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia e Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, dos editais Retomada Cultural RJ 2 e Municipal em Cena, ambos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec RJ).

Comentários