#SOSMUSEUDAMARÉ

Geral, Notícias
Museu da Maré
Foto: Thaís Cavalcante

Jamie Duncan

Museu da Maré é uma referência museológica no Brasil e no mundo. O primeiro museu construído dentro de uma Favela com artefatos doados pelos próprios moradores favelados. Mas essa importante instituição está ameaçada de remoção, através de um processo de reapropriação de posse do terreno, consequência da ocupação do exército e, consequentemente, da especulação imobiliária.

Por muito tempo esse espaço esteve vazio. E ao longo de dez anos, os moradores e as moradoras construíram ali um lugar comunitário, concentrando ações educativas, culturais e artísticas. O Museu da Maré tornou-se um patrimônio valioso da memória cultural local.

Entre 23 e 27 de setembro, o Museu organizou uma semana de ações de resistência a esse processo, incluindo rodas de leitura, apresentações artísticas, visita guiada ao acervo e intervenções nas mídias sociais, promovendo o trabalho do Museu e mobilizando pessoas em apoio à causa. No sábado, dia 27, as intervenções culminaram num projeto chamado “tecendo a resistência”, envolvendo visitas de escolas, universidades, pessoas da comunidade e de fora, que escreveram mensagens numa colcha de memórias sobre o Museu. Os tecidos formarão um grande painel, a ser apresentado nas ruas, como uma faixa afetiva, no dia 18 de outubro, durante uma manifestação na Avenida Brasil.

Todo apoio é bem vindo nesse momento. Para apoiar, entre no tuitaço #SOSMUSEUDAMARÉ e compareça à manifestação no dia 18 de outubro, às 13 horas, com concentração no Museu, indo em direção à avenida Brasil e fechando a Avenida. Terá oficina de cartaz, música ao vivo, performances, entrevistas e filmagens.

Foto: Leon Diniz
Foto: Leon Diniz

Um abaixo assinado já circula na internet e vai circular nas ruas. Para assinar, acesse um dos links abaixo:

http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR74313

https://secure.avaaz.org/po/petition/Prefeitura_do_Municipio_do_Rio_de_Janeiro_Eduardo_Paes_Salvar_o_Museu_da_Mare/?aBSgidb

Para conhecer mais sobre o Museu da Maré acesse o link:

www.museudamare.org.br

Comentários

Deixe um comentário