Feira de saúde da Maré acontece na Nova Holanda
Equipes de Centros Municipais de Saúde e da Clínica da família se instalaram na rua Teixeira Ribeiro
Carolina Vaz
No último domingo, 06, a Nova Holanda recebeu a feira anual de saúde da Maré. Foram montadas barracas de três Centros Municipais de Saúde (CMS) da Maré e da Clínica da Família.
A equipe do CMS Augusto Boal dava instruções sobre tuberculose. Agentes de saúde e da equipe de enfermagem do Samora Machel falavam sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e faziam a distribuição de preservativos. E a equipe da Nova Holanda entregava kits de saúde bucal e dava explicações sobre escovação, e também oferecia camisinhas e lubrificantes. Uma senhora se aproximou e aproveitou para pegar o kit de saúde bucal e as camisinhas, explicando: “Vou levar para meus filhos. Lá são dois”.
Segundo uma funcionária do CMS da Nova Holanda, aparecem lá muitos casos de HPV, sífilis e hepatite. Outro serviço oferecido na feira, pela equipe da Clínica da Família, era a aferição de pressão, e atraiu muitos que passavam pela rua. Kátia Silene, moradora da Nova Holanda, andava pela rua e aproveitou para medir a pressão. Foi a primeira vez que viu a feira, e gostou, mas achou pouco: “Teria que ter mais coisa, (medição de) glicose…”
Também havia na feira uma barraca de jovens da Anistia Internacional, divulgando a campanha Jovem Negro Vivo, e da Associação Luta pela Paz, que desenvolve crianças e jovens através do boxe e das lutas marciais.
O evento da feira, além de acontecer todo ano, desta vez fez parte da programação da Semana da Diversidade Sexual da Maré, iniciada no dia 03.
Atendimento rotineiro
Se você perdeu a feira de saúde, não se preocupe: os Centros Municipais de Saúde (CMS) distribuem gratuitamente os kits de saúde bucal, preservativos e lubrificantes. Também fazem testes rápidos de sífilis, hepatite B e C e HIV (vírus da AIDS). Em caso de sífilis, há medicação imediata, inclusive para parceiro caso a portadora seja gestante.
No caso de hepatite e de HIV, a pessoa é encaminhada para infectologista e são necessários alguns exames. A medicação será oferecida pelo CMS.
Serviço – Luta pela Paz
Nova Holanda (sede)
Rua Teixeira Ribeiro, 900
(21) 3104-4115
Marcílio Dias
Travessa 13 de Maio, 3 (próxima à Igreja)
(21) 2584-4915