Blocos e escola de samba da Maré se preparam para o Carnaval 2023

Cultura, Música, Notícias

Por Ana Cristina da Silva, Carolina Vaz e Raysa Castro

Foto de capa: José Bismarck

Em fevereiro tem Carnaval… inclusive na Maré! Após 2 anos consecutivos sem desfiles nas ruas, em virtude da pandemia, no próximo Carnaval voltam ao festejo blocos do bairro, além do Gato de Bonsucesso, escola de samba que representa a Maré na série Bronze do Carnaval carioca. Na matéria mostramos como a escola e os blocos “Se Benze que Dá” e “Boca da Ilha” estão se organizando para o Carnaval, que por aqui já começa no dia 11.

Se Benze que Dá… pra passar! 

O bloco mareense que em 2023 completa 18 anos de existência já está com datas marcadas para ocupar as ruas de toda a Maré e ultrapassar as “linhas invisíveis” que separam a nossa favela. Desde 2020 sem ir às ruas, o Se Benze que Dá retorna esse ano e comemora sua “maioridade” com dois dias de desfile. Como sempre, um sábado antes e um depois do Carnaval. O primeiro acontece no dia 11 com um percurso do Conjunto Esperança até o Pontilhão, com concentração na Praça do Palace por volta das 14h. Já o segundo desfile acontece no dia 25/02, da Rua São Jorge (Nova Holanda) até o bar Roça no Morro do Timbau. O samba-enredo Meu Ijexá vai falar sobre os 18 anos do grupo, trazer elementos da atualidade como a importância da vacinação e a esperança diante de um novo governo e, também, reforçar o seu tema central que é a importância de fazer as travessias dentro da Maré, de ocupar espaços, o ir e vir receoso de uma favela dividida entre facções. “A ideia é sempre essa de que a gente tem que estar ultrapassando as barreiras invisíveis e lutando contra o Estado”, conta Flavinha Cândido, que será porta-estandarte.

Ensaio acontece às quartas e quintas às 19h no Pontilhão, e é aberto para quem chegar. Foto: Raysa Castro.

O bloco foi formado em 2005, época em que a Maré sofria com as constantes guerras entre facções e invasões da polícia na favela, o que desestimulava os moradores a atravessar para diferentes partes da Maré. Foi aí que alguns jovens participantes do CEASM, juntamente a outros moradores, cansados de atravessarem para a zona sul para curtir o carnaval, e na vontade de trazer à tona a discussão sobre transitar livremente na própria favela, resolveram fundar o bloco Se Benze que Dá. Em seu primeiro samba-enredo, o bloco falava que, se benzendo, dava para resistir e circular na favela. Figuras como Renata Souza e Marielle Franco também participaram da fundação do grupo. A ex-vereadora ainda foi tema do samba no Carnaval de 2019.

A cada ensaio novos integrantes vão aprendendo o samba e o ritmo. Foto: Raysa Castro.

O grupo, agora com cerca de 60 integrantes, divulga que aqueles que tenham interesse podem chegar para o ensaio e pegar um instrumento para aprender. Os próximos ensaios acontecem nos dias 02, 08 e 09 de fevereiro, às 19h no Pontilhão, e o ensaio geral antes do desfile está previsto para o dia 09. As cores oficiais do bloco, para sair no desfile, são verde e laranja: laranja representando os tijolos das casas mareenses e verde representando a arruda.

Gato de Bonsucesso vai chegar maior na Intendente

Após uma série de atividades desde 2022, passando pela escolha do samba e da musa 2023, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) Gato de Bonsucesso está nas últimas semanas de preparação para seu desfile na Intendente Magalhães no dia 20 de fevereiro. Em 2022, a escola conseguiu avançar do grupo de avaliação do Carnaval e conquistar uma das 8 vagas na Série Bronze. Por isso, o desfile desse ano precisa ser maior: o Gato vai levar dois carros para a avenida, e precisa ter 550 componentes, sendo 100 apenas na bateria. No ano passado era um carro e precisavam ser 300 pessoas desfilando. O desafio é grande, mas, segundo a diretora de Harmonia Aline Afonso, a escola está “a todo vapor”. Eles fazem o ensaio na quadra, a cada duas semanas, sempre na sexta-feira a partir das 19h, mas decidiram fazer também os ensaios de rua para mostrar à comunidade que a escola está voltando e está aberta à participação. “Então a gente vai lá, com o propósito de mostrar o Gato pra comunidade, e depois trazer a comunidade pra nossa quadra”, a diretora explica. O próximo será na sexta-feira, dia 03.

Grupo de cantores já está afiado no samba “Fé Move a Maré do Meu Destino”. Foto: José Bismarck.

Quanto ao ensaio na quadra, muita gente se acostumou com os ensaios aos domingos, contando até com roda de samba de vez em quando. Mas, segundo o diretor jurídico Jackson Fonseca, a escola viu que o ensaio na sexta funcionava bem para agregar público e, também, o domingo costuma concentrar os ensaios das escolas de grupo especial, então ficariam de fora ritmistas do Gato que tocam também na Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Tuiuti e outras escolas. Jackson é da opinião de que o Carnaval de 2023 é um dos mais especiais para a escola: “O samba-enredo é o mais importante da história do Gato de Bonsucesso, porque vai falar sobre as mulheres guerreiras da Maré, que construíram, que pavimentaram esse caminho até hoje”.

Samba-enredo do Gato de 2023. Foto: José Bismarck.

Tanto Aline quanto Jackson destacaram a necessidade de agregar mais pessoas às alas da escola, enfatizando que a participação é totalmente gratuita e as fantasias e sapatos serão doados. A escola é aberta não só aos moradores da Nova Holanda como de toda a Maré e também de fora. Além da participação no desfile, a escola precisa também que a comunidade compareça aos ensaios na quadra e consuma do bar, o que contribui para a arrecadação, uma vez que o Gato não tem nenhum patrocínio, apenas colaborações voluntárias de empresários locais.

Mas não adianta você ter a questão financeira resolvida se você não tem os componentes, uma coisa tá ligada a outra, então os componentes são fundamentais também, porque (com menos componentes do que o necessário) perde ponto, a gente tem que passar na avenida completo. E também o máximo de pessoas se apropriarem do samba-enredo que é lindo, das fantasias…

Jackson Fonseca, diretor jurídico do Gato de Bonsucesso

O Gato de Bonsucesso será a 10ª escola a sair no desfile que começa às 20h na Intendente Magalhães, no dia 20 de fevereiro, portanto seu desfile será de madrugada. Está localizada na Rua São Jorge, sem número, Nova Holanda. Quem desejar agregar a uma das alas pode procurar a Diretoria no dia do ensaio, ou fazer contato antes por telefone (98020-4865) ou redes sociais: @gatodebonsucesso

Boca da Ilha renasce nas ruas do Parque União

Com quase seis anos longe das folias do carnaval mareense, João Francisco de Souza, mais conhecido como Dinho, retornou para o seu lugar de origem: o Parque União. Desta vez, como presidente de bloco carnavalesco. O convite partiu da Associação de Moradores (AMPU) que conhecia bem o amor e o desejo de se viver o carnaval do mareense. Afinal, na década de 80, Dinho criou o Bloco das Piranhas, o sucesso foi tanto que durou 20 anos, contando ali com trio elétrico, concurso de samba-enredo e até premiações em dinheiro. No entanto, esse não era o único bloco da região, o famoso Boca da Ilha vinha atuando desde a década de 70, mas quando foi encerrado seus integrantes doaram todos os instrumentos para Dinho, reconhecendo o seu talento para reunir foliões na comunidade. Hoje, em seu grande retorno, o ex-morador do Parque União resolveu resgatar o nome Boca da Ilha, contando com a ajuda da associação, da Escola de Samba Gato de Bonsucesso e do bloco Siri de Ramos.

Dinho, presidente do Boca da Ilha. Foto: Ana Cristina da Silva.

Com o tempo curto para organizar o retorno de um grande bloco de carnaval, o Boca da Ilha não conseguiu trabalhar um novo samba-enredo com seus compositores, mas segue a todo vapor para o Carnaval de 2023. Enquanto os ensaios abertos ao público acontecem aos sábados na rua Brasília, de 19h às 01h, os preparativos já vêm sendo feitos, como a colocação de bandeirinhas nas ruas, pinturas em postes e até mesmo grafite no local onde se encerrará o desfile. Se preparando para o 4º ensaio, a rua Brasília já vem lotando com moradores vestindo o abadá branco e verde que é vendido no local, tendo todos os tamanhos, até o infantil. No último sábado (28), estiveram presentes o Nova Raiz do Samba e o Grupo Fundamental, tendo ponto alto com a presença de Babi Cruz, esposa de Arlindo Cruz e madrinha do bloco.

Andrezão do Cacique de Ramos esteve presente no ensaio do dia 28 e animou os moradores presentes na rua Brasília. Foto: Ana Cristina da Silva.

O desfile principal acontecerá em um sábado, dia 18 de fevereiro. A concentração será na rua onde acontecem os ensaios, por volta das 16h. Às 18h, todos seguirão para o desfile que fará das ruas Ari Leão e Roberta da Silveira sua Marquês de Sapucaí. “Eu saio com um microfone sem fio num carro de som. Abro o carnaval no sábado. Começo na rua da Praia, vou passando pela Roberta da Silveira toda até a Praça do Parque União, da Praça eu entro na rua Ari Leão com o povão e termino no ponto de saída. Lá a gente faz uma grande festa pra comemorar o desfile. A gente cria um evento, todo mundo ajuda”, explica Dinho que garante ainda um segundo desfile no último dia de carnaval, dia 21.

O resgate do bloco só vem sendo possível graças a um trabalho coletivo. O presidente do Boca da Ilha afirma que todos são bem vindos, seja para assistir os ensaios, para ajudar nos preparativos ou para participar do desfile de alguma forma. “Se veio pra cá pra brincar, tá no lugar certo. Se veio pra cá pra curtir, tá no lugar certo. Se veio pra cá pra extravasar a sua alegria, tá no lugar certo”.

Comentários