Centenas de vagas abertas para cursos gratuitos de capacitação profissional

Notícias

De acordo com dados do IBGE, o país conta com mais de 10 milhões de pessoas que, apesar de terem idade adequada e procurarem oportunidades, estão desempregadas. Com vagas escassas no mercado de trabalho, cursos profissionalizantes podem ajudar a destacar o currículo durante uma entrevista de emprego. Atualmente, no Rio de Janeiro, cursos como os do Instituto da Oportunidade Social (IOS), Senac e Instituto Ser+ oferecem aprendizado de forma gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade social. Entre as opções oferecidas é possível encontrar administração, técnico em enfermagem, programação e muito mais.

Instituto da Oportunidade Social: cursos em Tecnologia e Administração

Até o dia 1º de agosto, estão abertas as inscrições para o Instituto de Oportunidade Social (IOS) para ocupar 180 vagas em três cursos disponíveis. Gratuitos, os cursos são destinados a jovens de 15 a 24 anos e pessoas com deficiência maiores de 16 anos, sem limite de idade, no Rio de Janeiro. É necessário estar cursando ou já ter concluído o ensino médio na rede pública e não é preciso ter conhecimento prévio. Os cursos são presenciais, com duração de seis meses, e o conteúdo inclui também workshops e oficinas voltadas à Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). São eles:

1. Gestão Empresarial – forma profissionais para atuar em áreas administrativas. Disponível na unidade IOS Realengo.

2. Fluência Digital – forma profissionais aptos a desenvolver tarefas que utilizem a informática como principal ferramenta, assim como terão conhecimento das metodologias ágeis e suas aplicações. Disponível na unidade IOS Realengo.

3. Suporte em TI – São abordados nesta formação os conteúdos de tecnologia, informática, sistemas operacionais, instalações e reparos. Estão inclusos na formação os conteúdos de comunicação e expressão, cálculo matemático, comportamento, cidadania e empregabilidade. Disponível na unidade IOS Bonsucesso.

Aluna do IOS. Foto: Rodrigo Rodrigues.

Ao final do curso, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca durante 3 anos após a formação do aluno vagas de empregos, principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras também.

O IOS já formou mais de 42 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, e ajudou a empregar cerca de 70% desse total.

Unidades do IOS no Rio de Janeiro:

· UNISUAM | Av. Paris, 72 – Bonsucesso | 21 99512-3276

· Universidade Castelo Branco | Av. de Santa Cruz, 1631 – Realengo Tel. 21 99969-6642

A inscrição pode ser feita, até o dia 1º de agosto, no site: https://ios.org.br/inscricao/

Programa Senac de Gratuidade: mais de 8.000 vagas

Também há vagas abertas para cursos profissionalizantes, gratuitos, nas unidades do Senac, pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). No SENAC Bonsucesso, estão disponíveis cursos como Assistente Administrativo, Assistente de Pessoal, Cuidador de Idoso, Manicure e Pedicure, Técnico em Estética e Técnico em Podologia. Outras unidades próximas são as de Duque de Caxias, Campo Grande, Irajá e Madureira, ofertando outros cursos como Assistente de Recursos Humanos, Cozinheiro, Cuidador de Idoso, Maquiador, Técnico em Administração, Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho. Para conferir os cursos disponíveis acesse: https://psg.rj.senac.br/Ext/Vagas.aspx

Alunas do Senac. Foto: divulgação.

O programa é voltado apenas para pessoas cuja família (que mora na mesma casa) tem uma renda que, por pessoa, é de até 2 salários mínimos. Além desse critério, é preciso ser matriculado ou já ter concluído a educação básica. Serão matriculados os primeiros classificados de cada curso com a documentação completa (cópias de RG, CPF e comprovante de residência), atendendo os requisitos do curso e do PSG. Alguns dos cursos começam agora no mês de julho. É possível saber mais detalhes pelo regulamento.

Projeto Start Gerdau: curso de capacitação em programação e administração

Apoiado pelo Instituto Ser+ o Projeto Start Gerdau, que já impactou a vida de mais de 800 jovens, também está oferecendo capacitação gratuita em programação e administração para pessoas de 18 a 29 anos de idade que estejam cursando ou que já tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas. Com 40 vagas dedicadas a moradores do Rio de Janeiro, o curso, que será no formato online, irá trabalhar habilidades interpessoais, raciocínio lógico, áreas administrativas e programação básica, totalizando 300h de aprendizado.

Os estudantes que participarem do curso ainda irão receber kit pedagógico, plano odontológico, vale-transporte e 50% de desconto na Universidade São Judas, localizada na cidade de São Paulo. Interessados têm até o dia 11 de julho para realizar a inscrição.

Comentários