Correios da Nova Holanda facilita a vida de moradores que compram e vendem online
Por Ana Cristina da Silva
Foto da capa por Raysa Castro
No dia 16 de julho, foi inaugurada na Nova Holanda a Agência Comunitária dos Correios Vereadora Marielle Franco. Com apenas 2 meses de funcionamento, a unidade ainda vem se adaptando, mas já começa a fazer a diferença para alguns moradores que antes tinham que se deslocar até Bonsucesso para buscar, enviar ou devolver algum item. Funcionando de segunda à sexta, das 10h às 20h e sábados das 9h às 13h, a agência está localizada logo na entrada do Win Shopping, na rua Sargento Silva Nunes, número 608.
Anos atrás havia ainda muita insegurança e medo de se comprar qualquer coisa online. No entanto, muito antes da Pandemia da Covid-19, por volta de 2016, o e-commerce já preocupava as lojas físicas que buscavam meios de inovação para competir com o mercado digital. Apesar de ainda existir algumas ressalvas, hoje em dia o que fica é a certeza de se procurar um presente, uma roupa ou qualquer outro item em plataformas como Mercado Livre, Shopee e Shein.
A unidade dos Correios pode ser vista logo na entrada do Win Shopping, ao lado da AfroGames. Foto: Raysa Castro.
No Conjunto de Favelas da Maré não poderia ser diferente, é quase impossível nunca ter escutado ou visto um entregador gritando de frente para uma casa com um pacote em mãos. O Mercado Livre e a Shopee contam com entregadores que moram perto ou dentro do território, então a entrega é garantida na porta do morador. Porém, em outros sites ou em casos de compras internacionais a entrega fica por conta dos Correios, levando sempre a incerteza se o pacote seria entregue ou se seria preciso retirá-lo em uma agência próxima, neste caso, uma das duas agências de Bonsucesso.
Correio comunitário
Indo para o terceiro mês de funcionamento, a unidade dos Correios na Nova Holanda ainda está se adaptando e buscando a melhor maneira para atender as demandas dos moradores. Enquanto isso, uma nova unidade é construída no Salsa e Merengue, na rua Projetada D, número 119. A previsão é que comece a funcionar em outubro deste ano. Fruto de uma parceria entre os Correios e a Prefeitura do Rio de Janeiro, já existem outras unidades dentro de comunidades, como no Morro da Mangueira, por exemplo.
Nossa equipe foi até o local e conversou com Raquel Sedano da Silva, representante da unidade da Nova Holanda. De acordo com Raquel, os moradores já podem fazer retiradas ou envios no local, mas ainda não há previsão de quando eles começarão a fazer as entregas nas casas. “Nesse momento a gente não entrega na casa do morador, mas a gente tem essa pretensão. Mas se os moradores colocarem o cep aqui da agência da Nova Holanda, os Correios vão direcionar para cá. Se fizerem uma compra e colocarem o nosso cep, é possível receber a mercadoria aqui”.
Os pacotes ficam no armário e o caminhão de coleta passa todos os dias, de segunda a sexta para dar início a transferência. Foto: Raysa Castro.
Basicamente, se o morador for efetuar uma compra que será enviada via Correios, no lugar de colocar o próprio endereço e depois ter que ir retirar a encomenda na agência de Bonsucesso, ele pode colocar o endereço e cep da Agência da Nova Holanda e acompanhar normalmente o rastreio pelo site, quando a encomenda chegar é só se direcionar até a unidade da Maré e com um documento de identificação retirar o pedido. Tanto para retirada, quanto para envios, são permitidas mercadorias de até 30kg.
Endereço: rua Sargento Silva Nunes, 608 – Nova Holanda, Maré.
CEP: 21044-970
Para envios e devoluções tudo segue normal, assim como em qualquer outra agência dos Correios. No dia em que realizamos essa entrevista, uma moradora chegou ao local para realizar uma devolução, algo que vinha sendo uma das maiores dores de cabeça para quem faz compras online. Comprar algo que veio com defeito, errado ou que não tenha servido o seu propósito, requer que o consumidor imprima uma etiqueta, embale o pacote e leve até uma agência dos Correios para que a devolução seja concluída. Com a unidade da Nova Holanda funcionando, fica mais fácil todo esse processo, já que se torna mais perto e mais rápido.
O mareense Anderson da Silva é o funcionário responsável por todo o trabalho dentro da unidade da Nova Holanda. Foto: Raysa Castro.
Todo o serviço é prestado de forma gratuita, mas no caso do morador chegar com um pacote a ser enviado sem a embalagem correta ou sem a etiqueta de devolução, será cobrada uma pequena taxa por isso, como a taxa de impressão da etiqueta que custa R$ 2,00.
De acordo com a representante, a unidade vem fazendo sucesso especialmente com comerciantes da comunidade que sempre aparecem por lá para enviar suas mercadorias para todo o Brasil. Com um espaço pequeno, atualmente só quem fica por lá é ela e o marido Anderson da Silva, funcionário da agência. “Por enquanto somos só nós dois, mas os Correios têm um projeto de abranger também o Jovem Aprendiz, sendo os próprios moradores da comunidade. É um projeto muito interessante para dar oportunidade pros nossos adolescentes e jovens aqui da Maré”, informou Raquel.