Evento na Penha nesta quarta-feira (26) vai cadastrar para empregos
Por Carolina Vaz – com informações da Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio de Janeiro realiza nesta quarta-feira (26), no bairro da Penha, o Programa Emprega Rio, que realiza cadastro em bancos de emprego da prefeitura e encaminha para vagas e cursos disponíveis. A iniciativa é da Secretaria de Trabalho e Renda (SMTE), que, através de parceria com empresas do município, está divulgando 714 postos de trabalho abertos, com e sem experiência.
O Emprega Rio acontecerá nesta quarta-feira (26) na Praça Panamericana, na Penha, das 10h às 15h. É importante comparecer com um documento de identificação e, se possível, um currículo impresso. Não é necessário que estejam registradas no currículo apenas experiências de emprego formal: qualquer experiência de trabalho é capaz de comprovar conhecimento da função. Outra forma de acessar as vagas das empresas parceiras da prefeitura é preenchendo um formulário online da Secretaria.
Vagas e cursos
Dos 714 postos de trabalho abertos, há 298 para pessoas com deficiência (PCD). Em função da reserva de vagas, a Prefeitura oferta outro meio de contato para quem é PCD: é possível enviar currículo para o e-mail [email protected]. Dentre as vagas abertas esta semana constam empregos como açougueiro; arrumadeira; atendentes e auxiliares em restaurante; cuidador; operador de caixa; operador de loja; auxiliar de estoque; pedreiro; recepcionista e outras. Para quem tem nível técnico, existem vagas para Segurança do Trabalho e Enfermagem. Quem está cursando a faculdade também pode acessar vagas de estágio disponíveis para diversos cursos.
Comparecendo ao Emprega Rio na Penha também será possível acessar cursos de formação, como de Eletricista de Obras. Para conhecer os cursos outra opção é ir, em qualquer outro dia útil, a um dos sete Centros Municipais de Emprego. Eles funcionam das 8 às 16h, e ficam em Campo Grande (Rua Coxilha, s/n); Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 931), Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080), Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58), Tijuca (Rua Camaragibe, 25), Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, CIAD – exclusivo para pessoas com deficiência) e Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400 salas – 172 e 173).