Inscrições abertas para a III Jornada Favelades Universitáries
Por Carolina Vaz, com informações do Fórum Favela Universidade
Foto de capa: Rafael Daguerre
Universitários, graduandos e demais interessados já podem se inscrever como autores(as) de trabalhos ou ouvintes na terceira edição da Jornada Científica Favelades Universitáries. O evento acontecerá entre os dias 26 e 28 de setembro em três locais do Rio de Janeiro: na Fiocruz; no bairro de Realengo; e na Baixada Fluminense. As inscrições, gratuitas tanto para quem vai apresentar trabalho quanto para o público geral, estão abertas até a próxima segunda-feira (26).
Territórios saudáveis como tema central
A edição de 2024 terá como tema “Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis: Cooperação Social, Educação Popular e Construção Compartilhada de Conhecimentos nas Favelas e Periferias” , e visa a debater os diversos aspectos da saúde para o cidadão, assim como o conceito de Cidades Saudáveis. Segundo a organização do evento, baseia-se também em estudos de Desenvolvimento Local e Territorial, com foco na equidade e participação social. A programação será composta de conferências, mesas redondas e simpósios temáticos.
Poderão apresentar trabalhos estudantes ou egressos de cursos de graduação e pós, moradores e ex-moradores de favelas e periferias no estado do Rio; pesquisador(a) com vínculo em organizações, movimentos sociais e coletivos que atuem em favelas e periferias do Rio; e educadoras(es) populares e da rede pública. São 5 áreas temáticas: “A vida no prisma das ciências humanas”; “Ciências exatas para o desenvolvimento social sustentável”; Educação viva”; “Saúde e bem viver”; e “Nas tessituras da linguagem”.
Acesse a inscrição gratuita aqui. Saiba mais sobre a segunda edição da Jornada, de 2022, aqui.
Serviço:
III Jornada Científica Favelades Universitáries
26 a 28 de setembro
Fiocruz, Realengo e Baixada Fluminense
Inscrições gratuitas até 26/08
Realização: Fórum Favela Universidade em parceria com instituições educativas e culturais como: Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Museu da Maré e RedeCCAP – Casa Viva, Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.
Acompanhe pelas redes do Fórum Favela Universidade.