Jovens da Maré podem ajudar a decidir o futuro da cidade
Carolina Vaz
Está sendo formado o Conselho de Juventude da Cidade
No final de julho, foi lançado o Conselho de Juventude da Cidade. A ideia do Conselho é trazer a participação de jovens para assuntos do Planejamento Estratégico da cidade. Até o final do mês, estão abertas as inscrições para selecionar 100 jovens interessados, entre 14 e 29 anos. É uma iniciativa da prefeitura, com a coordenação do Laboratório de Participação (LAB.Rio).
Serão selecionadas pessoas de todas as raças, gêneros e territórios, com ou sem deficiência. O Conselho promete a oportunidade de construir a cidade diretamente com secretarias e órgãos públicos. A prefeitura diz ter criado o projeto percebendo na juventude com desejo de se comunicar, através de muros, cartazes, memes, megaphones, smartphones, e por isso é um grupo da sociedade que deve estar nos espaços de decisão. Os participantes vão acompanhar e fiscalizar o andamento do Planejamento Estratégico de 2012/2016 e participar da construção do Planejamento de 2017/2020. Será possível apresentar suas próprias propostas, participar de reuniões com secretárias e secretários municipais.
O Conselho vai funcionar com os selecionados entre 14 de setembro deste ano e 14 de setembro de 2016. O lançamento do Conselho aconteceu no debate “Juventude e a Cidade Conectada”, em Botafogo. Saiba mais sobre o evento aqui
Como participar?
– A inscrição acontece no site do conselho
– Inscrições estão abertas até o dia 30 de Agosto
– O formulário pergunta se a/o jovem participa de algum coletivo ou instituição da cidade. Não é necessário participar, mas se for o caso, é bom informar. O que importa é o desejo de atuar na cidade e causar mudança.
– Deve ter entre 14 e 29 anos
– Se quiser, a/o jovem pode fazer um vídeo de até um minuto com uma proposta para o Rio de Janeiro e postar esse vídeo em uma rede social com a hashtag #ConselhoDaJuventudeRio. Não é necessário fazer o vídeo, mas quem tiver feito pode colocá-lo no formulário de inscrição. A criatividade e desejo de atuar vão contar pontos na seleção.
– Faz parte do formulário resumir em uma frase (escrita) sua proposta para a cidade. Deverá, também, dizer por que deseja participar do Conselho da Juventude da Cidade, falar um pouco sobre si e como circula pela cidade e a usa.
Como vai funcionar o Conselho
– Poderão participar jovens moradores do Rio de Janeiro ou de outros municípios, se estudarem e/ou trabalharem na cidade.
– Uma vez criado o Conselho, seus membros vão determinar como o projeto vai funcionar. Mesmo assim, é necessário que a/o jovem tenha quatro horas livres, toda semana, para participar. Não há remuneração, mas há ajuda de custo para gastos com deslocamento.
Processo de seleção
A inscrição online ficará aberta até o dia 30. Depois do período da inscrição online, 300 jovens estarão selecionadas(os) para a segunda etapa. Eles serão informados disso no dia 31, via e-mail. Haverá uma votação online no site do Conselho, para que internautas votem de acordo com o perfil das(os) candidatas(os). Essa votação vai estar disponível entre o dia 1º e o dia 10 de setembro.
É importante que a pessoa crie propostas que abranjam grande parte da cidade, criativas, acessíveis. Entre os dias 11 e 13 de setembro, a prefeitura vai informar quem for classificado, por e-mail e telefone.
Mais informações
Veja mais informações sobre o Conselho aqui
Para tirar dúvidas, seguem os contatos do LAB.Rio:
Email: [email protected] Assunto: Dúvida: Conselho da Juventude da Cidade
Telefone: 29769708/ Whatsapp: 985958609
Thamyra Thâmara Coordenadora do Projeto
Email: [email protected]/ Telefone: 985957486