Moradora da Maré anuncia pré-candidatura à deputada estadual
Por Miriane Peregrino
Domingo, 6 de maio, Renatinha, como é conhecida, anunciou entre amigos e familiares sua pré-candidatura à deputada estadual pelo PSOL. No encontro, realizado na favela Nova Holanda onde a pré-candidata reside, Renata Souza lembrou que apenas de 10 em 10 anos vemos uma mulher negra ser eleita e nas eleições deste ano esse quadro precisa mudar, especialmente, depois do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), em março. A ideia é ter realmente várias mulheres negras de esquerda movimentando as estruturas das eleições 2018, e que, uma vez eleitas, possam se apoiar mutuamente.
Ontem mesmo, Renata Souza lançou uma nota nas redes sociais informando os motivos que a levaram a sua pré-candidatura pelo PSOL que vão desde a luta por direitos humanos até a morte da vereadora Marielle Franco de quem era amiga pessoal há quase 20 anos além de chefe de gabinete. Para leitura da nota de Renata Souza na integra ver o link: Por que estou pré-candidata a deputada estadual pelo PSOL?
Como comunicadora comunitária na Maré, Renata Souza fez parte da equipe do jornal O Cidadão por cerca de 10 anos. Sobre o mesmo defendeu a dissertação de mestrado “O CIDADÃO: uma década de experiência ideológica, pedagógica e política de comunicação comunitária” pela UFRJ, em 2011.