Museu da Maré leva exposição sobre Marielle para o Palácio do Catete
No mês em que os assassinatos brutais e covardes de Marielle Franco e Anderson Gomes completam 5 anos, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e o Museu da Maré, a convite do Museu da República, lançam a exposição Marielle Marés para contar um pouco da história de vida da ex-vereadora. O material é um rico acervo sobre sua trajetória, salvaguardado graças ao trabalho desenvolvido pela equipe do Museu da Maré, responsável também pela curadoria coletiva da exposição. A inauguração acontece no dia 20 de março, próxima segunda-feira, às 15h, no Museu da República (Palácio do Catete), Rio de Janeiro. Terá como convidado o ministro Silvio Almeida.
A museografia apresentará ao público, entre outros itens do acervo, a porta do gabinete de Marielle quando vereadora, placas da Rua Marielle Franco e telas dos artistas plásticos Marcondes Rocco, Pâmela Couto Di Alencar, Flávio Vidaurre, Will Barcelos e Marcela Cantuária. São obras de estilos diversos, dentre criações autorais e reproduções de fotografias do acervo pessoal da mareense.
A abertura da exposição contará com as presenças dos gestores do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e do Museu da República, do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida, assim como alguns dos expositores, possibilitando maiores esclarecimentos sobre cada conjunto de obras. As telas ficarão disponíveis para visitação, conforme horários de funcionamento do Museu da República, no 3º andar do Museu, até o dia 21 de maio.
Serviço:
Exposição: Marielle Marés
Abertura: 20 de março de 2023, às 15h
Duração: 20 de março a 21 de maio de 2023
Visitas: Terça a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 11h às 17h (não é necessário agendar visitas)
Local: Museu da República (Palácio do Catete) – Rua do Catete 153, Rio de Janeiro
Contatos: 55 21 3868-6748 (fixo), 98529-9886 (ligação e Whatsapp); [email protected]