Sobre

O Jornal O Cidadão é um projeto da ONG Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), situado na Praça dos Caetés, nº7, Morro do Timbau, na Maré.

Nosso jornal foi criado em 1999 (veja nossas primeiras edições aqui), como um instrumento de comunicação comunitária para todas as 16 favelas que formam o Conjunto de Favelas da Maré, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O jornal chegou para cumprir uma parte do tripé que era a base do CEASM: Cultura, Educação e Comunicação. Desde então, teve diversas formações de equipe, tendo recebido muitos voluntários para as áreas de reportagem, fotografia e diagramação.

Uma das nossas principais atuações é no fortalecimento da identidade local. O termo mareense foi inventado pelo jornal na ideia de fazer com que os moradores se afirmassem como parte da favela. Nossas fontes e personagens são, em sua grande maioria, moradores da favela, e nos concentramos em cobrir eventos dentro da Maré ou que envolvem mareenses de destaque.

Até o ano de 2016, produzimos jornais impressos, totalizando 67 edições. Distribuímos entre os jornais editorias como Saúde, Educação, Segurança, Cidadania, Esporte, Musical, Perfil, Cultura, Memórias da Maré, Comunicação e Entrevista. A matéria principal de cada jornal era a matéria de capa, ocupando as páginas centrais, e produzida a partir de várias entrevistas e pesquisas. Nossa última edição impressa, chamada de Edição Especial, foi realizada no âmbito do Curso de Comunicação Comunitária, em sua quarta edição, em 2016.

Desde então, atuamos online publicando nossas notícias aqui no site, com versões em nosso Facebook, Instagram e Twitter. Algumas notícias mais curtas são veiculadas apenas nas redes. Também temos participação em outras mídias a exemplo do Radar Saúde Favela e a revista Radis da Fiocruz. Algumas de nossas matérias também são veiculadas no site do CEASM.

Também fazemos participações em eventos e colaboramos em pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre Comunicação Comunitária ou sobre a Maré. Realizamos quatro edições do Curso de Comunicação Comunitária, e dois documentários: A Mata sobre o Parque Ecológico da Vila dos Pinheiros, e Caos Invisível – A saúde mental do favelado. Em nosso canal no Youtube também podem ser encontradas videorreportagens de algumas coberturas.

Parte da equipe na cobertura do desfile do bloco Se Benze que Dá, 2023.
Coordenadora e fotógrafo na cobertura do desfile da escola Gato de Bonsucesso, 2023.

QUEM SOMOS:

Ana Cristina da Silva – repórter

Carolina Vaz – coordenadora

Raysa Castro – estagiária

José Bismarck – fotógrafo

As funções de redes sociais, entrevista, cobertura de eventos, produção de texto e audiovisual são compartilhadas, e é possível conferir os responsáveis em cada matéria.

Saiba mais acompanhando nossas redes sociais e, em caso de dúvidas ou alguma solicitação específica, mande um e-mail: [email protected]

Leia nossos textos mais recentes: