A luta pela educação brasileira

Geral, Notícias

Texto e fotos: Simone Lauar

Depois de o presidente eleito Jair Bolsonaro, juntamente com o ministro Abraham Weintraub,  anunciar um corte de aproximadamente 5,7 bilhões de reais na área da educação, uma onda de protestos tem tomado conta de boa parte do território brasileiro. Nos dias 15 e 30 de Maio, toda a classe estudantil e alguns representantes de partidos políticos foram as às ruas protestar contra esse corte.

A crise na educação já está de tal tamanho que escolas tradicionais estão condenadas a fechar suas portas por falta de pagamento aos profissionais da área e verbas para a manutenção das instituições de ensino. A professora e orientadora educacional que atua em Duque de Caxias já há 17 anos, Rosemary Barbosa, de 50 anos, mostra-se indignada com tamanho descaso do governo com os professores e diz que só a luta pode mudar essa situação que estão passando agora. Já Paula Mara de Araújo, de 41, que também atua como professora há 16 anos, diz que nunca um governo massacrou tanto os profissionais da educação. Que muitas declaração falsas são atribuídas e que não são verdadeiras. Ela termina dizendo: “Toda essa movimentação que está acontecendo é de extrema importância, para mostrar o nosso valor. Matamos um leão por dia, se os governantes passassem pelo menos um dia dentro de uma instituição de ensino público, veriam o que a gente passa todos os dias”.

Muitos alunos também foram protestar. Igor (19), Bianca (19) e Bárbara (20), vieram de cidades do interior de Minas pra estudar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Engenharia do Petróleo. Igor diz que esses cortes prejudicam nas contas básicas da Universidade, e completa que o presidente quer derrubar as universidades por conta do pensamento dos estudantes contra o novo governo. Já Bárbara diz que como uma estudante, mulher negra, sente-se revoltada com todo esse massacre em todos da educação, pois foi muito difícil para ela chegar a uma Universidade vindo de uma cidade do interior onde o ensino é precário. Ela conclui seu depoimento dizendo: “Eu vim de longe, é muito difícil desistir do seu sonho por mero capricho do presidente”.

O total de manifestantes desses dois dias de protestos chegou a 70 milhões no Rio de Janeiro e São Paulo. Os protestos também foram marcados nas redes sociais depois de um vídeo em que o ministro da educação aparece com um guarda-chuva, dizendo que muitas fake News relacionadas ao Ministério da Educação (MEC) estão sendo ditas. Pelo visto, toda essa onda a favor de uma educação justa e digna está apenas começando.

Comentários