Inscrições abertas até sábado (23) para projeto que vai formar roteiristas da periferia

Educação, Geral

Por Carolina Vaz, com informações de Talles Reis

Estão abertas somente até o próximo sábado (23) as inscrições para um projeto de criação de roteiro para ficções, voltado apenas para jovens periféricos do estado do Rio de Janeiro. “ROTEIROS DO ARRABALDE: oficina de criação suburbana” é um laboratório de roteiro de curtas-metragens de ficção que selecionará 6 (seis) projetos originais de jovens roteiristas cariocas, numa formação presencial de 3 dias entre 09 e 11 de maio. Todas as informações podem ser encontradas na ficha de inscrição. A iniciativa é da Poética Marginal.

Quem pode participar

Podem se inscrever jovens de até 35 anos residentes nas Áreas de Planejamento 3 (como é o caso da Maré), também 4 e 5, favelas das Áreas de Planejamento 1 e 2, e ainda Saúde, Gamboa e Santo Cristo. É preciso, no momento da inscrição, enviar uma proposta de um curta-metragem de ficção, já com capa, uma sinopse e um roteiro prévio. A Comissão de Seleção irá considerar critérios como originalidade, qualidade e nível de desenvolvimento da ideia.

Laboratório e prêmios

No dia 18 de abril serão divulgados os selecionados, e o laboratório será realizado entre 09 e 11 de maio (de quinta-feira a sábado) no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), na Cinelândia. Ao longo desses três dias haverá as consultorias para desenvolvimento do roteiro de cada projeto, que serão conduzidas pelos cineastas Emílio Domingos e Sandra Kogut, e ainda pela curadora Flavia Candida. Ao final, os jovens poderão apresentar seus projetos para outro trio de profissionais da área, num momento chamado de Pitching. Essa banca do Pitching será formada pela cienasta Erica de Freitas, a diretora Flávia Neves e o escritor e roteirista Stefano Volp.

Os participantes também concorrerão a prêmios como: 3 bolsas para o curso “Roteiro: do começo ao fim, passando pelo meio”, com Jorge Furtado; 7 mil reais em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria; bolsa para cursos da ColabCine como “Mentoria dos realizadores audiovisuais” e “jornada completa do roteirista”; identidade visual do projeto pelo designer gráfico Trigueiro.

Mais informações podem ser obtidas pelo formulário de inscrição e pelo Instagram.

O “Roteiros do Arrabalde” é uma realização da produtora Poética Marginal e tem o apoio do Projeto Paradiso, ColabCine, Centro Cultura da Justiça Federal (CCJF), RioFilme e Lei Paulo Gustavo.

Comentários