Confira algumas atividades gratuitas para aproveitar as férias escolares
Janeiro é aquele mês em que crianças e adolescentes querem aproveitar ao máximo as férias escolares. Com a maioria dos responsáveis voltando para o trabalho após o recesso de fim de ano, as opções de diversão acabam limitadas. Foi pensando nisso que separamos algumas opções gratuitas para curtir as férias esse mês, uma delas é a famosa colônia de férias, que vai acontecer em quase 30 equipamentos esportivos da Prefeitura do Rio de Janeiro, sendo um destes a Vila Olímpica Seu Amaro, na Nova Holanda.
COLÔNIA DE FÉRIAS DA VILA OLÍMPICA
Na colônia de férias da Vila Olímpica a piscina será revezada entre as turmas inscritas. Foto: Ana Cristina da Silva.
A Vila Olímpica Seu Amaro foi a primeira Vila Olímpica criada no município do Rio, localizada na rua Tancredo Neves, S/n na Nova Holanda, não é de hoje que ela abre inscrições para a colônia de férias. Este ano, podem participar crianças e adolescentes entre 01 a 17 anos de idade. As inscrições já estão abertas e as atividades irão acontecer entre os dias 21 e 31 de janeiro.
O espaço contará com brinquedos infláveis e a liberação da piscina e quadras para atividades. Crianças e adolescentes inscritas serão colocadas em turmas de acordo com a faixa etária. Crianças de 1 até 6 anos só poderão participar com a presença de um responsável.
Para realizar a inscrição basta comparecer ao local entre terça e sexta, no horário de 8:30 às 11:30 e de 13h às 16:30. Aos sábados as inscrições podem ser realizadas no período de 8:30 às 11:30.
Para os alunos do ano passado, basta comparecer com a carteirinha, para os demais é necessário apresentar RG ou certidão da criança que deseja participar, junto do comprovante de residência.
A colônia de férias irá acontecer de 9h às 12h e de 13h às 17h, no ato da inscrição, crianças e responsáveis podem escolher entre os dias de terça e quinta, quarta e sexta ou sábado para participarem das atividades.
CENTRO DE LUTAS – PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA
Uma das atividades disponíveis para as crianças de forma gratuita é a capoeira. Foto: Ana Cristina da Silva.
No Centro de Lutas ao lado da Paróquia Sagrada Família também estão abertas as inscrições para atividades gratuitas. Permitindo a inscrição de crianças a partir de 4 anos, o espaço divide suas atividades nos dias da semana, no período da noite, confira:
Segunda-feira:
19h Capoeira
20h Jiu-jitsu
Terça-feira:
18h Ballet
20h Jiu-jitsu
21h MMA
Quarta-feira:
19h Capoeira
20h Jiu-jitsu
21h Muay Thai
Quinta-feira:
18h Ballet
20h Jiu-jitsu
21h MMA
Sexta-feira:
19h Muay Thai
O Centro de Lutas também se localiza na Rua Tancredo Neves, ao lado da Paróquia Sagrada Família, na Nova Holanda. Mais informações podem ser obtidas pelos números (21) 96958-6414 e (21) 98045-9071.
MUSEU DA VIDA
Outra ótima opção para crianças, adolescentes e até adultos são as atividades do Museu da Vida, na Fiocruz, aberto de terça a sexta das 10h às 16h. O Museu se localiza dentro da Fiocruz, próximo ao Centro de Recepção, e a melhor opção para os mareenses é utilizar a entrada da Fundação em frente à Vila do João. Diferente da Colônia de Férias, nesse caso todas as crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis.
A programação do mês conta com atividades sobre como as vacinas atuam no corpo humano; história da ciência; atividades de artes manuais, como a modelagem de uma célula animal; conhecimento dos diferentes Códigos das sociedades humanas; e ainda duas peças teatrais que serão apresentadas ao longo do mês. Há programação até aos sábados!
Também será possível acessar espaços permanentes do Museu da Vida. Para quem gosta de insetos, o Museu disponibiliza seu Borboletário, atualmente habitado por centenas de borboletas de duas espécies. Funcionários presentes no local estarão prontos para contar tudo sobre a vida das borboletas! Há ainda três exposições que podem ser conferidas. A primeira é “Aedes: que mosquito é esse?”, no Castelo Mourisco, que utiliza recursos tecnológicos para contar mais sobre o mosquito da dengue. É recomendada para crianças a partir de 05 anos. Para a mesma faixa etária, no prédio da Cavalariça há a exposição “Vida e Saúde: relações (in)visíveis”, que apresenta os diversos aspectos da vida que influenciam em nossa saúde. Por fim, no Salão de Exposições Temporárias está presente a exposição “A fascinante jornada de uma bioquímica húngara até o Prêmio Nobel”, sobre a bioquímica húngara Katalín Karikó, vencedora do Prêmio Nobel de Medicina de 2023.
Toda a programação do mês pode ser vista no site do Museu da Vida. Confira abaixo as atividades desta semana e da próxima:
Fato ou Fake na Ciência
Quando: 11/01 (sábado), às 11h e 14h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: livre
O que são vacinas? Quantas vacinas você já tomou na vida? As vacinas são produtos imunológicos que ajudam o nosso corpo a se defender de doenças. Elas são uma proteção individual e coletiva. Em nossa atividade, vamos descobrir o que é verdade e o que é mentira sobre as vacinas.
Linha do Tempo
Quando: 16/01 (quinta), às 11h e 14h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Quais invenções, acontecimentos e personalidades fazem parte da nossa história? Qual a relação entre ciência e a saúde? Vamos conversar sobre tudo isso na visita à Cavalariça, na atividade ‘Linha do Tempo’.
Faça uma Célula
Quando: 18/01 (sábado), às 11h e 14h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
Nesta atividade de modelagem de uma célula animal, vamos conversar sobre saúde e curiosidades acerca do metabolismo humano. Também será uma oportunidade para observar tecidos de órgãos de mamíferos ao microscópio.
Todas as atividades são gratuitas, mas no caso das peças de teatro é interessante chegar com antecedência para retirar o ingresso!