Sobre

O Jornal O Cidadão é um projeto da ONG Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Foi criado em 1999, como um instrumento de comunicação comunitária para todas as 16 favelas que formam o Conjunto de Favelas da Maré, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Uma das suas principais atuações é no fortalecimento da identidade local. O termo mareense foi inventado pelo jornal na ideia de fazer com que os moradores se afirmem como parte da favela. Em 2016, o jornal foi reformulado. Agora, é impresso em 10 mil exemplares, com 16 páginas coloridas e impressão gratuita, a cada trimestre.

Temas locais são abordados e, em sua grande maioria, os personagens envolvidos nas histórias contadas são os próprios moradores da Maré. Em 2010, o jornal ampliou seu foco. Além da identidade e cultura local, a defesa e garantia dos direitos humanos também passou a fazer parte da linha editorial.

Ao longo dos 17 anos de atuação, já são mais de 60 publicações. Editorias como Saúde, Educação, Segurança, Cidadania, Esporte, Musical, Perfil, Cultura, Memórias da Maré, Dicas da Vovó, Comunicação, Entrevista, dentre outras, são espaços que discutem os temas mais importantes da edição. Todas as matérias de capa são reportagens reflexivas, escritas a partir de pesquisas e entrevistas com especialistas e moradores.

Além do jornal impresso, O Cidadão também promove debates sobre os direitos humanos nas favelas cariocas e nas universidades, além de produzir oficinas de comunicação e o Curso de Comunicação Comunitária, que em 2016 teve sua 4° edição. Desde a sua criação em 2012, cerca de 100 pessoas participaram dos cursos.

Foto 2

 

Quem somos

Edição e revisão
Carolina Vaz

Mídias Sociais
Miriane Peregrino
Carolina Vaz

Reportagem
Equipe e colaboradoras(es)

Fotografia
Valdirene Militão

Ilustração e diagramação
José Henrique (Jhenri)