
Jovens artistas de favela podem se inscrever para o Percurso do Artista Faz Tudo
Foto de capa: Semana de Arte Favelada 2023, por Raysa Castro
Texto por Carolina Vaz, com informações de JAC Produções
Estão abertas as inscrições, até 30 de março, para o programa de capacitação Percurso do Artista Faz Tudo, uma oportunidade gratuita para jovens artistas visuais acessarem, em 12 encontros, formações para suas carreiras, tanto no campo artístico quanto para a promoção de seu trabalho. O Percurso do Artista Faz Tudo é promovido pela JAC Produções e é aberto para artistas de 18 a 30 anos de idade, moradores das zonas norte, oeste ou favelas cariocas, e a seleção irá priorizar mulheres, negros e negras, pardos, indígenas, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Todas as informações podem ser acessadas aqui, assim como o link para inscrição.

Como vai funcionar
A JAC Produções irá selecionar 40 participantes, para a formação de 2 turmas, sendo a primeira entre abril e junho e a segunda entre julho e setembro deste ano. A pessoa selecionada participará de 12 encontros, de quatro horas cada, em formato híbrido (atividades online e atividades presenciais). Esses encontros serão em espaços da prefeitura como as Areninhas Cariocas, e serão compostos por Workshops, Palestras com Profissionais do Mercado, Atividades Práticas e Exposição.
Entre os workshops, haverá temas como introdução à história da arte e o papel do curador; as palestras ensinarão habilidades como criação e organização de portfólio, comunicação e mídia, e profissionalização do trabalho artístico. Nas atividades práticas, visita a exposição, oficina de montagem de exposição, oficina de escrita para editais, entre outras.
Seleção
As inscrições podem ser feitas até 30 de março, e a divulgação dos resultados será em 07 de abril. O início das atividades está marcado para 12 de abril. A JAC Produções irá priorizar mulheres, negros e negras, pardos, indígenas, LGTQIA+ e PCDs que desenvolvam seus trabalhos em pelo menos uma das linguagens artísticas das artes visuais, como pintura, escultura, grafite, fotografia, vídeo, performance, entre outras. A preferência será para quem está em início de carreira, mas no ato da inscrição a pessoa terá a oportunidade de apresentar uma minibiografia, mostrar portfólio ou rede social que contenha seu trabalho, e falar sobre exposições em que já participou.

Certificação
Ao concluir pelo menos 75% das atividades do programa, a pessoa selecionada receberá um certificado de conclusão, comprovando a realização do projeto.
Este é um projeto selecionado pelo Pró-Carioca Linguagens – Programa de Fomento à Cultura Carioca, edição PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, na categoria Artes Visuais – Formação e/ou Pesquisa.