Maryana Oliveira: a artista que fez da favela seu grande palco

Notícias

Texto e foto da capa: Ana Cristina da Silva

Maryana tem 22 anos e é a caçula de 3 irmãos, sendo também a primeira da família a seguir carreira artística. Foto: Larissa Vieira.

Atual formação do coletivo Dance Maré. Foto: Felipe Gama.

Com 8 integrantes, atualmente o perfil do Dance Maré conta com 32,2 mil seguidores no Instagram. Nas redes sociais o coletivo de dança publica vídeos com coreografias diferentes em diversos locais da favela da Maré. Entre seus maiores sucessos estão os clipes: “Waka Waka Remix”, publicado durante a última Copa do Mundo, e “This is Me”, que ao som da trilha sonora do musical “O Rei do Show”, exibe diferentes vivências de moradores da Maré. O grupo vem ocupando cada vez mais espaço em eventos, e este ano irá se apresentar no Palco Favela do festival Rock in Rio.

TEATRO

Muito envolvida com a dança, estando agora em um coletivo onde tinha a liberdade de se expressar nos mais diversos estilos musicais, Maryana queria mais. Foi quando teve a brilhante ideia de tentar o teatro. “Eu lembro que eu só fui fazer teatro porque eu falei assim: ‘Pô, minha mãe viu a apresentação da minha prima Júlia, eu acho que se eu fizer teatro ela não vai brigar tanto comigo’. Aí eu falei assim: ‘vou falar pra minha mãe que eu tô fazendo dança e teatro’. Mas, na verdade, eu ficava a semana toda dançando e o teatro era só uma vez na semana”. Essa sua primeira experiência com o teatro aconteceu em 2021, lá no Méier, onde apresentou seu primeiro espetáculo: o musical Hairspray. E, no fim das contas, sua mãe se tornou aquela pessoa especial na plateia que é o espetáculo da vida, pois apesar de tudo ela sempre esteve presente em cada novo caminho trilhado por Maryana.

O primeiro espetáculo teatral de Maryana foi Hairspray, em 2021. Foto: Reprodução.

Maryana durante apresentação da cena “O Rebu”, que lhe rendeu o prêmio de atriz revelação. Foto: José Bismarck.

Faltando apenas 2 dias para ir para São Paulo, Maryana se apresentou no festival do Entre Lugares e ao lado de Brenda Aguiar e Raphael Vicente ganhou na categoria de segunda melhor cena. Foto: José Bismarck.

Show da Gloria Groove no festival The Town, em São Paulo. Foto: Reprodução.

Comentários

Deixe um comentário