Nossa Senhora dos Navegantes: igreja na Maré completa 80 anos

Cultura, Memória, Notícias
Antônio Carlos Vieira estuda a história da Maré há mais de 30 anos. Foto: Ana Cristina da Silva.

Destaque de um dos vitrais, onde se pode ler a assinatura de quem doou para a paróquia. Foto: Ana Cristina da Silva.
Foto do terreno de 1917 mostra a Escola Mista – Porto de Inhaúma, antes da construção da Igreja. Foto: ADOV/Museu da Maré.
Hoje a igreja tem uma intensa rotina de missas, batismo, casamento, catequese, crisma e encontro de grupos diversos, fechando somente às terças-feiras. Foto: Ana Cristina da Silva.
Afresco “Os pescadores do Evangelho” retrata personagens como São Pedro (à direita na foto) e pescadores, e foi inspirada na população da história da Maré. Foto: Ana Cristina da Silva.
Foto de 1998 mostra primeiras turmas do CPV Ceasm, que estudaram em salas cedidas pela Navegantes. Foto: Jornal O Cidadão, edição impressa, n° 23, de agosto de 2002.

A Navegantes é a primeira igreja onde Adenilson exerce a função de padre, e conquistou a amizade dos moradores. Foto: Ana Cristina da Silva.

Foto mostra a realização de uma missa na igreja. Dentre os frequentadores, estão pessoas de todas as idades, e em sua maior parte moradores da própria comunidade. Foto do Facebook da paróquia “paroquianav”.
Tradicionalmente, no dia da padroeira a carreata circula dentro da favela com a imagem da santa. Foto: Facebook da Paróquia.

Comentários