Eleições para o Conselho Tutelar acontecem no próximo domingo; saiba como votar na Maré

Educação, Notícias

Por Carolina Vaz

Na foto de capa, um dos locais de votação: CIEP Elis Regina, na Nova Holanda. Foto de Ana Cristina da Silva.


Acontecem no próximo domingo (1º) eleições para os Conselhos Tutelares de toda a cidade do Rio de Janeiro, das 8h às 17h. Todas as pessoas que já votam no município podem participar, comparecendo ao seu local de votação com seu título de eleitor (físico) ou acessível pelo aplicativo e-título, além de um documento com foto.

CT 11 – Bonsucesso

São 19 conselhos tutelares em eleição na cidade do Rio de Janeiro, e o que abrange a Maré é o Conselho Tutelar 11, que além da Maré atende Bonsucesso, Cidade Universitária e Manguinhos. Para esse Conselho estão concorrendo 13 pessoas, confira os nomes:
Ana Cristina da Silva – número 489
Carla Cristina de Menezes Dantas – número 491
Danielle Florêncio da Cruz – número 493 – apelido Tia Dani
Jader Fagundes da Cruz – número 498 – apelido Jader Cruz
Jonatan Peixoto de Castro – número 500 – apelido Jonatan Peixoto
José Luiz da Silva Soares – número 502 – apelido Luiz Soares
Luana Santana Barbosa – número 503 – apelido Luana
Maria Elizângela da Silva Viana – número 504 – apelido Zanza Calixto
Paulo Roberto Dias Bonifácio – número 506 – apelido Paulinho
Silvio de Britto Alves – número 509 – apelido Tio Silvio
Solange Maria de Oliveira Silva – número 510 – apelido Sol
Suellen da Silva Rodrigues – número 511 – apelido Sueleen
Vania Messias do Nascimento Pimentel – número 512 – apelido Vânia

Os candidatos da Maré são pelo menos três: Jonatan Peixoto, Luana Santana e Maria Elizângela da Silva. Suas propostas podem ser conhecidas pelas redes sociais.

Na Maré haverá pelo menos quatro locais de votação: CIEP Elis Regina; Escola Municipal Bahia; Escola Municipal Josué de Castro; Escola Municipal Pedro Lessa. Para descobrir seu local de votação é preciso estar com seu título de eleitor em mãos, pois é no site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que se preenche zona e seção eleitoral para descobrir em qual escola irá votar. Acesse o site aqui.

Por que votar para conselheiro(a) tutelar?

A pessoa que está na função de conselheira ou conselheiro tutelar vai zelar pelos direitos fundamentais das crianças e adolescentes daquele território, podendo ser acionado num caso de violações de direitos, seja em ambiente privado ou público. Esses direitos são o direito à vida; à saúde; ao respeito; à convivência familiar e comunitária; à educação; ao esporte e lazer; à profissionalização e proteção no trabalho. Todo conselheiro ou conselheira tutelar eleita participa de uma formação na área para saber atuar, e um de seus impedimentos é impor suas visões ideológicas ou religiosas no exercício da função.

Como qualquer função pública que demande votação da sociedade (vereança, assembleia legislativa, prefeitura, Câmara dos Deputados, Senado, Presidência) é importante exercer o papel de cidadão e cidadã, e escolher com responsabilidade.

Debate com candidatas e candidatos

Na próxima quinta-feira (28) a Redes da Maré vai realizar um debate com as candidatas e candidatos para o CT 11. Será às 18h30 no Galpão do Espaço Normal: Rua 17 de Fevereiro, 237, Maré.

Comentários