
Gato de Bonsucesso oferece oficinas gratuitas na Nova Holanda
Por Ana Cristina da Silva
Foto em destaque: José Bismarck
O carnaval passou, mas o Gato de Bonsucesso não parou. Neste mês, a escola de samba localizada na Nova Holanda deu início a três oficinas: a oficina de percussão, do projeto Crias de Orfeu; a capoeira, do Centro Cultural Senzala; e a oficina de samba, do projeto Samba Maré. Totalmente gratuitas, elas acontecem uma vez por semana e todas abrem espaço para alunos de diferentes idades, da criança ao adulto. A proposta é levar cultura e entretenimento para os moradores e moradoras do bairro, possibilitando ainda que estes alunos cresçam dentro da escola e que futuramente participem dos desfiles de carnaval do Gato de Bonsucesso.
Crias de Orfeu

A oficina de percussão se iniciou no primeiro dia deste mês e continuará acontecendo todas as segundas-feiras, das 18h às 19h. Crianças a partir dos 8 anos de idade já podem participar, mas a vice-presidente da escola, Vânia Silva, destaca a importância da presença de jovens e adultos também. Afinal, estes alunos terão potencial para formar a nova bateria da escola de samba que representa a favela da Maré durante o carnaval. Para ela, a ideia é que estes alunos se tornem fixos ali: “Você entra, participa, vai crescendo dentro da escola, passando de um simples componente à diretoria, aprendendo cada coisa que você pode aprender dentro da escola”.
O responsável por esta oficina é Fernandinho, como é chamado Fernando Soares, de 23 anos. O morador da Nova Holanda é o mais novo mestre de bateria do Gato de Bonsucesso, tendo recebido o posto pelo próprio Julinho, mestre de honra da escola. Segundo Fernandinho, os alunos chegam e ficam à vontade para escolher seus instrumentos de percussão, como caixas, surdos, chocalhos e tamborins. Após a escolha do instrumento, junto do diretor de bateria, ele ensina o passo a passo. “Pra mim está sendo muito gratificante fazer parte desse momento. Eu saio muito, vou pra fora ajudar outras baterias também, até pra agregar ritmistas na nossa bateria. E o projeto de oficina dos Crias de Orfeu é também para tirar as crianças da rua, ocupar a mente das crianças”, diz Fernandinho.

“Eu comecei na bateria com 5 anos de idade, era criança. Eu vinha com o meu pai, moro aqui do lado e meu pai me levava. Aí eu fui querendo sempre aprender com a rapaziada que já estava num nível mais avançado que o meu e eu fui aprendendo. Fui aprendendo, fui crescendo e estou lá até hoje. E agora recebi a oportunidade de ser mestre de bateria”.
— Mestre Fernandinho.
Samba e capoeira
Tendo em mente que muitas pessoas não sabem ou têm dificuldade em sambar, a diretoria do Gato de Bonsucesso resolveu trazer uma oficina dedicada a este ensino. Assim sendo, o Samba Maré acontece toda quinta-feira, a partir das 20h. A ideia é que esse projeto ajude a escola a ampliar a ala de passistas. Apesar de ser algo muito voltado para jovens e adultos, crianças a partir dos 10 anos de idade já podem se inscrever. “Porque aí as crianças já começam a aprender e já vão crescendo dentro da escola, vão se desenvolvendo pra sair também em dia de desfile”, explica Vânia.
Às terças e quartas acontecem as aulas de capoeira que são ofertadas pelo Centro Cultural Senzala. Em parceria com o Gato de Bonsucesso, o projeto utiliza a quadra da Escola de Samba para ensinar os alunos mais antigos e receber os novos. As aulas acontecem a partir das 19h e crianças a partir dos 4 anos de idade podem se inscrever. De acordo com Vânia, é possível que mais para frente a capoeira chegue até mesmo a se tornar uma ala da escola para desfiles de carnaval. “Todos esses projetos também são para suprir as necessidades da escola, até a capoeira mesmo. A capoeira pode ser uma ala formada. Tudo que é feito, em questão de projeto na escola, é para suprir as necessidades em tempos de carnaval”.
As inscrições para qualquer uma das oficinas é feita através do Whatsapp, número 96571-5635. Para participar não é preciso experiência e nem instrumentos, no caso da oficina de percussão. No entanto, a diretoria da escola tira dinheiro do próprio bolso para oferecer lanches e suprir outras necessidades. Por conta disso, vêm aceitando doações de alimentos e instrumentos para continuar levando cultura e educação para crianças, jovens e adultos da Maré.
A quadra do Gato de Bonsucesso está localizada na rua São Jorge, s/n, na Nova Holanda.