Segunda edição da Jornada Favelades Universitáries será em setembro

Eventos

Por Ellen Ferreira

A II Jornada Científica Favelades Universitáries está chegando, e vem como uma iniciativa que busca promover a divulgação sócio-técnico-científica-cultural de projetos e iniciativas produtoras de conhecimento, criadas por moradores e ex-moradores, estudantes universitários e lideranças sociais das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro. Este ano, a Jornada acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, e a inscrição já está aberta para quem quer apresentar algum trabalho. O envio de resumos será aceito até o dia 20 de junho, próxima segunda-feira.

Com a flexibilização das medidas de restrição sanitárias relativas à COVID, esta edição acontecerá em formato híbrido: parte online e parte presencial, com local ainda a definir. O tema para este ano é “Independências, Descolonização e Territórios”, que visa a debater sobre a descolonização e independências em territórios de comunidades faveladas e periféricas.

I Jornada Favelades Universitáries

A primeira edição aconteceu em 2021, em formato totalmente digital, entre os dias 16 e 20 de Novembro e com o tema “Quais caminhos levam os favelades à Universidade e a Universidade à Favela?”. Além das apresentações de trabalhos, a programação contou com mesas de debate sobre temas relevantes e atuais, com a participação de convidados como o professor Fernando Haddad e o deputado federal Jean Wyllys. A programação englobou temáticas importantes e uma diversidade de formatos, sendo gratuita e aberta ao público.

No caso da II Jornada, marcada para setembro deste ano, até o mês de agosto serão feitos encontros mensais (em formato presencial ou híbrido) visando estimular a participação de moradores e ex-moradores, estudantes universitários e lideranças sociais de favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro.

A realização da Jornada é do Fórum Favela Universidade, junto com instituições educativas e culturais como o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), Museu da Maré, Fiocruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e RedeCCAP – Casa Viva.

Em breve serão abertas as inscrições para ouvintes. As inscrições de trabalhos e mais informações podem ser encontradas no site do evento: https://www.even3.com.br/favela_universidadeii/

Comentários