Areninha da Maré teve seu primeiro evento de stand-up comedy

Cultura, Eventos, Notícias

Texto e foto da capa por Ana Cristina da Silva.

Após fechar as portas por um bom tempo para a realização de reformas, a Lona Cultural da Maré, localizada na rua Ivanildo Alves, foi reinaugurada no final de novembro com outro nome: Areninha Cultural Herbert Vianna. Um de seus primeiros eventos após a reabertura foi o stand-up Comedy Fernando Leão Convida, que contou com a apresentação de 17 comediantes, sendo 3 deles moradores da Maré. Escrito e produzido pelos mareenses Fernando Leão e Izabel Camargo, da Pipocando Ideias Produções Artísticas, o projeto foi um dos contemplados pelo edital Janelão, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Durante sua apresentação, Isaú Junior interagiu com o pessoal na plateia. Foto: Ana Cristina da Silva.

Assim como o nome do stand-up já entregava, os shows consistiam com Fernando Leão subindo ao palco, se apresentando e convidando um segundo comediante. Este comediante se apresentava e chamava outro, até que todos tivessem sua vez. Tanto o dia 7 quanto o dia 15, renderam cerca de 2 horas de apresentações. Com temas muito variados, como o dia de São Cosme e Damião, festa rave e geração tiktoker, tiveram piadas sobre a vida na favela, relacionamentos e situação financeira. “Eu acho que o comediante de stand-up, ele traz muito da sua própria realidade, né. Por isso que na maioria das vezes a gente começa falando de si próprio. E acho que é isso, a gente fala do que a gente conhece”, diz Fernando. Em um momento da sua apresentação falou sobre o que o pobre levava de casa para a praia.

“A gente queria muito trazer uma galera que não fosse só da Maré. Teve apresentação de pessoas de outras favelas, da baixada, pessoas que estão nesse corre aí, começando. Até mesmo aqueles que já estão um bom tempo fazendo humor, mas que são da correria, que são artistas, que estão no corre e que vivem da arte”.

— Fernando Leão.

Fernando Leão durante sua apresentação na Areninha da Maré. Foto: Ana Cristina da Silva.

Já sendo ator e músico, durante a pandemia Fernando decidiu começar a estudar algo novo. Foi assim que acabou se direcionando para o humor, mas não aqueles nos palcos do teatro e sim aquele visto nos shows de stand-up comedy. “No teatro sempre gostei de fazer humor, e sei lá… tive uma ideia de tentar o stand-up, até para aprender a escrever, aprender as técnicas do humor e tal. Aí entrei num curso de stand-up durante a pandemia, fiz alguns meses e comecei a fazer open mic”. Tendo o gostinho das apresentações, Fernando então começou a escrever, foi assim que se direcionou junto de Izabel para o Edital Janelão Cultural.

Na hora de selecionar os comediantes, Izabel diz que os primeiros surgiram ainda no envio do edital, pois já eram pessoas próximas a eles, como Rômulo Bellotti e Diogo Luccas, que também vinham do teatro. Outros comediantes se deram por indicações e uns por serem conhecidos entre um trabalho e outro, como foi com Jean Lacrot, o mareense do Salsa e Merengue. “Desde pequeno eu sempre gostei de fazer o povo rir. Conforme o tempo foi passando eu fui tentando explorar mais esse meu lado cômico. Aí eu conheci o stand-up, uma forma mais direta de fazer as pessoas rirem”, conta Jean que também é ator. Hoje, aos 25 anos, Jean declara com orgulho que se sustenta exclusivamente da sua arte.

Jean Lacrot divertiu o público ao falar sobre como funcionam as festas rave. Foto: Ana Cristina da Silva.

Jean participou de ambos os dias, como morador da Maré ele trouxe muitos temas ligados ao território, falando sobre adolescentes, criminalidade, funk e até mesmo o famoso carro do ovo, aquele que todo bom mareense sabe imitar sem se esforçar. “O que eu mais gosto no stand-up é o poder que ele nos dá, o poder da palavra, tratar de assuntos sérios em forma de piada, ludibriar a plateia fazendo ela rir das mais absurdas verdades. Essa magia me fascina”. Apesar de morarem no mesmo bairro, Jean e Fernando só foram se conhecer durante uma oficina de stand-up, o morador do Salsa e Merengue afirma que assim que recebeu o convite para se apresentar na Areninha aceitou. Afinal, se apresentar para a Maré é especial: “É um público que me entende, a gente fala a mesma língua e ri dos mesmos problemas, então é sempre uma satisfação enorme para mim”.

Apesar de se apresentar em diferentes locais, Jean reserva um dia no mês para se apresentar no restaurante Frontera Da Villa, localizado na Vila do João. O stand-up de Cria pra Cria, já recebeu convidados como Hélio de la Peña, Jeffinho Farias, Big Jaum, Marcos Castros e Isaú Junior, tendo este último se apresentado também na Areninha da Maré no dia 15. Com o nome crescendo cada vez mais na cena do humor, Jean também é conhecido pelo personagem Tiro Júnior, inspirado no apresentador do Balanço Geral, Tino Júnior.

“Eu gosto muito de fazer um humor que tenha alguma informação por trás, críticas, ideias. Eu reparo muito no dia a dia da favela e tento entender como o mundo funciona, essa análise me traz pontos de vista que eu levo pro palco e tento trazer o público pra refletir sobre essas questões, pra, de uma forma mais leve, tentar entender os problemas da favela”.

— Jean Lacrot.

Na galeria abaixo você encontra fotos de todos os comediantes que se apresentaram na Areninha Cultural Herbert Vianna:

Comentários