Audiovisual Maré promove Conversas sobre Imagem no Museu da Maré

Eventos
Audiovisual Maré promove Conversas sobre Imagem no próximo sábado, dia 9 de setembro, às 14h, no Museu da Maré.
Nesta primeira edição do bate-papo foram convidados os fotógrafos Ratão Diniz e Luiz Baltar, que trazem em seus trabalhos questões importantes sobre cidade e periferia. O evento é totalmente gratuito.
Quando? 09 de setembro, 14h-16h30
Onde? Museu da Maré – Av. Guilherme Maxwel, 26 – Maré/ RJ
Para chegar, do centro da cidade, pegue o 362, desça em frente à Escola Municipal Bahia, na passarela 7 da Av. Brasil e siga reto.Mais informações, é só enviar um inbox para Audiovisual Maré.
* Ratão Diniz é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares e até o ano de 2014 foi integrante da agência Imagens do Povo. Com seu olhar diferenciado, realiza um trabalho permanente de documentação das favelas do Rio de Janeiro, que se estende às periferias de todo o Brasil, com ênfase em festas populares, nos personagens reais que vivem no interior do país e no movimento graffiti, movido pelo desejo de revelar imagens que traduzam a beleza e a resistência desses espaços afetivos. Fotógrafo freelancer, vem documentando desde 2007 o projeto Revelando os Brasis, realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Petrobras, que tem possibilitado a produção de um acervo sobre o interior do país. Já participou de inúmeras mostras fotográficas no Brasil e no exterior.

 

* Luiz Baltar é fotógrafo documentarista formado pela Escola de Fotógrafos Populares, projeto criado por João Roberto Ripper. Acredita na fotografia como forma de expressão ativista e crítica, daí a sua busca em estabelecer um diálogo entre fotografia e questões sociais, sobretudo no que diz respeito ao olhar sobre a cidade. Em 2009, começou a fotografar o cotidiano, o processo de remoções forçadas e as ocupações militares em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro. Os temas centrais de seus projetos autorais e documentações fotográficas são território, cultura e direito à cidade. Com particular interesse em festas populares, mobilidade urbana e direito à moradia. Colabora com publicações impressas e eletrônicas, no Brasil e no exterior, através de fotos e matérias sobre direitos humanos. Em 2016 foi o vencedor do XIV Prêmio Fundação Conrado Wessel e Prêmio Brasil Fotografia 2015. Em 2015 participou do ARTE PARÁ 2015; recebeu o Prêmio FotoRio – Leitura de Portfólio; participou da exposição Coletiva NÓS e do Livro NÓS, 10 anos do Imagens do Povo e do Festival #Lille 3000 – Exposição coletiva “Cariocas!” Maison Folie Wazemmes na França. Em 2014 integrou a mostra “Imagens da Escuridão e da Resistência” no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

Comentários