Carnaval 2023: Gato de Bonsucesso irá homenagear mulheres da favela

Cultura, Eventos, Notícias

Entrevistas: Ana Cristina da Silva e Carolina Vaz

Texto: Ana Cristina da Silva

Na noite do dia 16 de outubro, a escola de samba Gato de Bonsucesso organizou um evento em sua sede na Nova Holanda. Com o objetivo de apresentar o tema escolhido para o carnaval de 2023, esse evento foi o primeiro passo para determinar o samba-enredo que será levado para a avenida no ano seguinte. A proposta da escola é homenagear as mulheres da comunidade, tendo como base dona Orosina Vieira, a primeira moradora do Conjunto de Favelas da Maré. Com esta informação, diferentes compositores formaram parcerias e criaram 4 sambas que foram apresentados para moradores e moradoras presentes no local, dando início a uma disputa que será decidida no dia 6 de novembro, em mais um evento aberto ao público.

Assim como Danielle Moraes e Michel Indiano, outras três parcerias apresentaram seus sambas para o público do dia 16. Foto: Ana Cristina da Silva.

Enredo de Marcos Salles

No carnaval deste ano (2022), o tema escolhido pelo carnavalesco Marcos Salles foi “Respeito é bom e eu gosto!”, o desfile contou pela primeira vez com uma Ala de Baianas e utilizou da cultura carnavalesca para pedir por menos preconceito. Com isso a escola ficou em 7º lugar e ainda subiu para a Série Bronze. De acordo com Salles, a ideia para o enredo de 2023 se formou naquele momento, observando o desfile: “80% dos desfilantes eram mulheres. Todas ficaram lá firmes e fortes. A escola nunca teve uma Ala de Baianas, e as mulheres da comunidade foram as baianas e vestiram a roupa. Estavam lá carregando peso e falaram: vambora. Fomos embora e com essa força a gente subiu. Então é daí que começou a minha pesquisa, eu falei: gente, essas mulheres têm que ser, elas precisam ser homenageadas”.

Nos preparativos para desfilar na Série Bronze do Carnaval de 2023, o enredo escolhido por Marcos é a “Fé Move a Maré do meu Destino”, que busca enaltecer o protagonismo feminino que tanto se encontra na comunidade. Através das pesquisas para este novo enredo que Salles descobriu mais sobre a história de dona Orosina Vieira. Desde então, a figura da parteira e rezadeira do Morro do Timbau vem servindo como base para a história que a escola de samba pretende cantar e dançar no próximo carnaval. “O enredo não é homenageando somente a dona Orosina. Ela é a pioneira e eu venho homenageando e deixando uma mensagem pro futuro, para que elas (mulheres) continuem evoluindo. Sejam empreendedoras, mulheres fortes, independentes, mães solos, e levando essa história à frente”.

“A Fé Move a Maré do Meu Destino” será o quarto enredo organizado por Marcos Salles na Escola de Samba Gato de Bonsucesso. Foto: Ana Cristina da Silva.

Concurso para seleção de samba-enredo

Assim como nos anos anteriores, para decidir o samba-enredo que guiará o desfile da escola, é organizado um concurso de três etapas, onde diferentes compositores firmam parcerias para escrever um samba que se enquadre no enredo proposto pelo carnavalesco. A primeira etapa consiste na apresentação dos sambas participantes, para que o público se familiarize com as letras. Esta primeira etapa aconteceu no dia 16 de outubro e contou com a apresentação de quatro parcerias na quadra da escola de samba. O evento em questão fez com que o espaço ficasse cheio e animado até o início da madrugada. De acordo com o vice-presidente Diego Lucena, organizar o concurso vai além de se escolher um samba-enredo de forma democrática: “Isso é bom porque a gente desperta muito da participação da comunidade, uma participação que às vezes nem sempre, infelizmente, é tão presente, mas que acaba mobilizando o pessoal, isso é bem bacana”.

Para além dos membros da escola e demais moradores da comunidade, quem também marcou presença na primeira etapa de apresentação dos sambas foi parte da equipe do Museu da Maré, que contava com a pesquisadora Thamires Ribeiro, a coordenadora Marilene Nunes e Vera Marta Alves de Carvalho, uma das sobrinhas-netas de dona Orosina Vieira que tanto foi lembrada àquela noite. O convite partiu especialmente de Jorge Bob’s, compositor que, em colaboração, criou um dos 4 sambas concorrentes que falava sobre empoderamento feminino, tendo dona Orosina como grande protagonista. As três mulheres que representavam o Museu da Maré foram chamadas ao microfone e apresentaram o livro “A Maré em 12 Tempos” antes de entregarem um dos exemplares para a escola.

Da esquerda para a direita: Diego Lucena, Vera Marta, Jorge Bob’s, Marilene Nunes e Thamires Ribeiro. Foto: Ana Cristina da Silva.

A segunda etapa para a escolha do samba-enredo, nada mais é do que uma semifinal onde um ou mais sambas podem ser cortados do concurso. No dia 23 deste mês, durante a semifinal na quadra do Gato de Bonsucesso, a mesa composta pelo carnavalesco e a diretoria da escola avaliou diferentes critérios entre os 4 sambas apresentados anteriormente. Assim sendo, a parceria a deixar a disputa foi a de Danielle Moraes e Michel Indiano, fazendo com que restassem os sambas criados pelas parcerias de Wander Simpatia, Aldair Careca e Saulo 7 Cordas.

É somente no dia 6 de novembro que ocorrerá, também na quadra da rua São Jorge, a grande final do concurso onde a diretoria deverá escolher um ou dois dos três sambas que seguem nessa disputa. Com início marcado para às 16h, o evento será novamente aberto ao público e terá a presença da Orquestra Vida Real, da bateria de Orfeu e demais apresentações de samba. No entanto, Marcos Salles afirma que a revelação do vencedor do concurso de samba-enredo não será a única novidade da noite: “Eu propus ao presidente de honra e ao presidente Diego Jackson, escolher a musa da comunidade no dia da final do samba, no dia da feijoada. Eu acho que é importante trazer essa galera porque quando você trouxer a musa, você vai trazer os familiares para torcer, e é legal que o familiar veja como está sendo a escola”. As inscrições para o Concurso de Musa 2023 seguem abertas e podem ser realizadas através do Facebook e Instagram da escola. A pessoa selecionada chegará para somar com Vanessa Cristal, a atual musa da escola de samba.

Bateria do Orfeu anima a quadra da escola de samba durante os eventos. Foto: Ana Cristina da Silva.

Preparativos para o carnaval de 2023

De acordo com o sorteio realizado na sede da Superliga, a escola Gato de Bonsucesso irá desfilar em uma segunda-feira, dia 20 de fevereiro, mesmo dia em que escolas como Unidos de Manguinhos, Barra da Tijuca e Vicente de Carvalho irão se apresentar. “A gente vai desfilar no grupo bronze e tem um regulamento que tem umas determinações que são usadas como penalidade se a gente não cumprir. Por exemplo, mínimo de componentes: 600 componentes. Mínimo de alegorias: 2 alegorias. Tem o número mínimo de baianas, número mínimo de ritmistas. Se a gente não alcançar esse número a gente é penalizado com alguns décimos. Então até isso é uma prova de fogo, porque a escola tem que provar que é possível ir pra avenida desfilar”, explica Diego Lucena. Sendo assim, com a escolha do samba-enredo no dia 6 de novembro, todos os domingos seguintes, até a semana do desfile de fevereiro, serão dedicados aos ensaios da escola. 

Comentários