Festival Maré em Cena: atrizes e atores do Entre Lugares apresentam cenas curtas

Cultura, Eventos

Por Carolina Vaz

Foto de destaque: Jefferson Melo

Um evento tradicional para o Museu da Maré, após dois anos sem versão presencial, agora está de volta: é o Festival de Cenas Curtas Maré em Cena, do projeto Entre Lugares Maré, que terá sua oitava edição no próximo sábado (06) às 18h. Trata-se da apresentação, pelas alunas, alunos e alunes do projeto, de versões curtas de cenas clássicas do teatro brasileiro, que serão executadas em duplas ou grupos, em até 8 minutos cada uma. O festival conta com um corpo de jurados e terá uma premiação ao final.

Categorias, jurados e premiação

No Festival de Cenas Curtas, as duplas ou grupos concorrem em categorias. São 11 categorias, incluindo melhor cena, melhor figurino e ainda prêmio de voto popular. Neste último, serão as pessoas que compõem o público que vão votar na melhor cena. Para cada uma dessas categorias, com exceção de melhor cena, haverá três indicações de nomes ou cenas, e das três indicações uma vencedora. A premiação dos vencedores será em troféu, e dos indicados em medalha, ainda durante o evento.

O festival terá a apresentação da atriz Gabriela Luiz, coreógrafa que compõe a equipe do Entre Lugares Maré, e do ator Jefferson Melo, cria do projeto e protagonista em produções como Invencíveis e Nem Todo Filho Vinga.

Para a composição do Júri, a equipe do Entre Lugares convocou 14 nomes, todos também do meio artístico, mas com carreiras diferentes. Há nomes que se dedicam ao ensino do teatro, como Vilma Melo e Dani Câmara. Outros que estiveram na produção de séries e novelas, como Felipe Cabral, Alexandre Paz e Jô Bilac, e outros que atuaram nelas, como Jennifer Dias e Cridemar Aquino. Há os que fizeram turnê em outros países, como Reinaldo Junior. Os que pesquisam arte e corpo, como Dieymes Pechincha e Michele Cosendey, e ainda os que já estiveram junto com o Entre Lugares muitas vezes e agora retornam, como Léo Chaves, Itala Isis, Diogo Nunes e Wallace Lino. É possível conhecer mais de cada através do Instagram do Entre Lugares.

Após a apresentação das 14 cenas, haverá uma pausa de cerca de uma hora para a seleção das atrizes, atores ou cenas indicadas e vencedoras para as devidas categorias.

VIII Festival Maré em Cena

O Festival Maré em Cena já acontece desde 2013, e da última vez foi transmitido virtualmente, no I Festival Entre Lugares Virtuais. Desta vez, volta a ser presencial. Terá 37 participantes, encenando 14 cenas. Neste ano, os professores Tiago Ribeiro e Renata Tavares distribuíram um texto considerado clássico para cada dupla ou grupo. Alguns deles serão encenados por duas equipes, como é o caso de “O beijo no asfalto”, de Nelson Rodrigues, “Rebu”, do jurado Jô Bilac, e “O abajur lilás”, de Plínio Marcos. Outras cenas serão exclusivas de cada equipe. As duplas ou grupos precisaram escolher apenas um trecho de cada texto para criar uma cena curta, podendo manter as características do texto original ou, dependendo do caso, adaptar para os dias atuais. Um aspecto importante do festival é que os alunos não somente atuam, mas desenvolvem também toda a composição da cena: luz, cenário, figurino, distribuição de personas, maquiagem. Desde aproximadamente metade de julho eles vêm fazendo ensaios diários para entregar suas cenas no festival marcado para sábado.

Ensaios acontecem com a supervisão de professores do projeto, como Tiago Ribeiro (em pé). Foto: Jefferson Melo.

O evento terá ainda três atrações convidadas: Projeto Teatro na Zona Norte, com uma apresentação dirigida por Graciana Valladares; apresentação da oficina de hip hop do Museu da Maré; e coreografia dos alunos do Entre Lugares criada por Gabriela Luiz.

O evento tem o patrocínio da LAMSA e Secretaria Municipal de Cultura do município do Rio de Janeiro.

Grupos ensaiam no espaço do Museu da Maré. Foto: Jefferson Melo.

Serviço:

Festival de Cenas Curtas Maré em Cena

Dia 06/08, sábado, às 18h

Gratuito, com acesso livre

Museu da Maré – Av. Guilherme Maxwel, 26 – Maré, Rio de Janeiro. Entrada pela Passarela 7 da Avenida Brasil.

Comentários