Museu da Maré lança exposição “Canudos: Memória da Favela”

Notícias

O Conjunto de Favelas da Maré é o primeiro no Rio de  Janeiro a receber a exposição “Canudos: Memória da Favela”, com acervo completo sobre a Guerra de Canudos. O lançamento da exposição será neste sábado (17/12) às 17h no Museu da Maré, realizador do evento em parceria com o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). A entrada é gratuita.

O acervo possui 69 imagens, retratadas pelo fotógrafo Flávio de Barros, único homem que registrou os acontecimentos nos anos de 1869 até 1897. A Guerra de Canudos se iniciou com a crise econômica e social da época, gerando conflitos armados entre o Exército da República e um Movimento Popular religioso, na pequena aldeia conhecida como Canudos, na Bahia.

A valorização da memória e da importância histórica do evento começou em 2008, quando parte do Arquivo Histórico do Museu da República é reconhecido como patrimônio documental de interesse nacional e internacional, chamado “Arquivo Canudos”.

O Museu da Maré acredita que o incentivo à cultura é um trabalho de valorização, preservação e divulgação das histórias e memórias locais.

Apoio:

Programa de Fomento à Cultura Carioca Viva a Cidade!

Parceiros:

Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), Secretaria Municipal de Cultura do Rio, Linha Amarela S.A (LAMSA), Instituto INVEPAR e Museu da República/IBRAM.

SERVIÇO

Exposição “Canudos: Memória da Favela”
Abertura: 17/12 às 17h
Visitação: terça à sexta | 10h às 18h*
Local: Av. Guilherme Maxwell, 26 – Maré, RJ.
Contato: (21) 3976-8779 | 98433-1619

* para visitas guiadas ou em dias e horários especiais é necessário prévio agendamento

Comentários