Teatro, cinema e arraiá: atrações culturais dentro e fora da Maré no final de semana

Cultura, Eventos

Por Carolina Vaz

Foto da capa: apresentação de Corpo Minado no Sesc Ginástico em 2020. Fonte: Facebook.

O segundo final de semana de julho está cheio de opções culturais para produções mareenses, dentro e fora do bairro. Após a temporada de Nem Todo Filho Vinga, outro espetáculo criado por artistas da Maré estreou ontem (07): a peça Corpo Minado, no Humaitá, com ingressos gratuitos. Já no sábado (09), a Casa Resistências recebe as protagonistas do filme Jurema e Nicinha para exibição e debate da produção, além de outras debatedoras. E a noite de sábado é noite de arraiá: o Sarraiá do CPV é o sarau em versão festa junina, aberto a todos os públicos, a partir das 19h no CEASM.

Atualização dia 09/07 às 14h06: o sarau do CPV foi adiado, nova data ainda será divulgada

Corpo Minado inicia nova temporada: gratuito no Humaitá

O Grupo Atiro iniciou ontem (07) uma temporada de sua peça Corpo Minado, uma produção mareense que aborda a vivência de mulheres negras periféricas na intersecção de gênero, sexualidade, raça, classe e território. O espetáculo, que já fez temporadas desde 2018 em espaços como o Centro de Artes da Maré e Unirio, dessa vez volta no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá. Terá apresentações de quinta a domingo por dois finais de semana, até o dia 17 de julho. O horário às quintas, sextas e sábados é 20h, e aos domingos é 19h, sempre gratuito porém com retirada prévia do ingresso pela plataforma Sympla.

No espetáculo, que se inicia num salão de beleza, sobreviventes de um massacre formam um esquadrão secreto que luta para garantir um futuro onde mulheres negras continuem a existir. É composto por cinco atrizes que atuam sob diferentes perspectivas, misturando a experiência pessoal com a trama fictícia da peça. O espetáculo, com seu percurso de quatro anos e ocupando diferentes espaços, ressalta a importância da ocupação de mulheres negras, periféricas e LBTQIA+ na Cultura.

Ficha técnica resumida:

Direção: Desirée Santos e Wallace Lino

Assistente de Direção: Paulo Victor Lino

Elenco:Jaqueline Andrade, Kamyla Galdeano, Vanessa Azevedo, Vanu Rodrigues e Vicentina Flôr

Atrizes que também escreveram essa história:Adrielle Vieira, Barbara Assis, Camila Rocha, Lais Lage, Livia Laso, Luciana Barros, Nádia Bittencourt e Priscilla Monteiro

Participação Especial: Dominick di Calafrio, Leda Horsth, Luciana Barros e Sofia Santos

Serviço:

Peça Corpo Minado

De 07 a 17 de julho

Às 20h de quinta a sábado, às 19h no domingo

Onde: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Rua Humaitá, 163, Humaitá, Rio de Janeiro, RJ

Valor: GRATUITO (retirada pelo Sympla)

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: 18 anos

Cine Preta na Casa Resistências

No sábado (09), a atividade da tarde é o Cine Preta, na Casa Resistências, da Coletiva Resistência Lésbica da Maré, às 15h. Na sessão, será exibido o filme Jurema e Nicinha, que conta a história de amor de duas mulheres negras da favela da Rocinha, e terá a presença das próprias protagonistas!

Após o filme, vai rolar um papo com mulheres que constroem o cotidiano da vida lésbica na favela. Vão participar Majô Pinho, organizadora do Mariellas Futebol Clube, e a jornalista Camila Marins, da Revista Brejeiras. Terá a facilitação de Dayana Gusmão, coordenadora da Casa Resistências.

A Casa Resistências fica na Via A1 Nº 91, Vila do Pinheiro, Maré.

Temporada de festa junina não acabou: Sarraiá do CPV

E o “after” depois do Cine Preta é no Morro do Timbau: no sábado (09), a partir das 19h, rola o sarau do CPV-CEASM comemorativo de festa junina, o Sarraiá. Aberto a pessoas de todas as idades, terá as atrações tradicionais do Sarau, como poesia, música e dança, aliadas a brincadeiras e comidas típicas de arraiá. O endereço é Praça dos Caetés, número 7, Morro do Timbau.

Comentários